Regulamentação de programa possibilitará parcerias para a manutenção dos espaços públicos
Requerimentos de autoria da vereadora Norma Pereira (PSDB), apresentados na sessão desta terça-feira, 20, despertaram um debate a respeito da conservação das praças do município. Motivada pelas recentes parcerias entre poder executivo e iniciativa privada, a vereadora sugeriu a regulamentação da Lei Nº3131 de 2000, que institui o programa “Adote Uma Praça”. Apesar de sancionado há 18 anos, o projeto não possui regras que possibilitem a instituição do programa.
No documento, Norma destacou que, por meio de parceria com empresas, o poder público poderá realizar a manutenção e conservação das áreas, reduzindo os custos para o município e oportunizando à iniciativa privada a possibilidade de se envolver com o embelezamento da cidade. “Lembrei disso motivada pelas parcerias que o poder público tem feito com a iniciativa privada em relação ao natal e shows. Se há esse clima de parceira, é o momento de nós embelezarmos nossas praças”, afirmou.
Em meio a discussão do requerimento, a iniciativa de uma funcionária da Câmara foi destacada como exemplo para o restante da população. Moradora de Canoinhas, a assessora legislativa Marli Ferreira dos Santos e seu marido, Darci de Moura Bueno, transformaram um terreno, antes utilizado para jogar lixo, em uma pequena praça, com a plantação de flores e árvores. “Que bom seria se todos fossem assim, embelezassem em frente às suas residências”, elogiou a vereadora Camila Lima (MDB). “Temos que viver de boas intenções como a da Dona Marli, que por conta própria embeleza à frente da sua residência”, afirmou o vereador Paulo Glinski (PSD). O vereador Célio Galeski (PR), que auxiliou a funcionária com doação de material, também parabenizou o trabalho do casal. “A família está trabalhando junto para embelezar a comunidade em que se vive. Espero que esse gesto da Marli e do Darci sejam valorizados pela comunidade”, concluiu.
O presidente Coronel Mario Erzinger (PR) destacou que a conservação dos espaços públicos trata-se de uma questão cultural, que deve ser desenvolvida na cidade. “Vamos tentar buscar pessoas para fazer isso, para que no fim tenhamos vários munícipes que adotaram o espaço público”, afirmou.
POLICIAMENTO
Uma segunda solicitação da vereadora Norma Pereira (PSDB) diz respeito às praças centrais e com maior movimento. Em requerimento, Norma sugeriu que o município firme parceria com a Polícia Militar, para que haja policiamento nas praças Lauro Muller e Oswaldo de Oliveira. “Como nós temos na praça Oswaldo de Oliveira construções até subutilizadas, poderia se fazer uma parceria para evitar depredação e outros abusos que às vezes acontecem nas praças”, afirmou.
REVITALIZAÇÃO
As condições da Praça João Abraão Seleme, localizada no Bairro Cristo Rei, também foram debatidas pelos vereadores. Em requerimento, Norma solicitou informações a respeito do imóvel, o qual acredita ser um espaço adequado para abrigar um parque infantil e academia de ginástica. O vereador Chico Mineiro (PR) lembrou que, no último ano, solicitou uma academia da saúde para a praça, porém os equipamentos não foram obtidos.
Ao discorrer sobre antigas solicitações a respeito da Praça na última legislatura, o vereador Célio Galeski (PR) comentou que a revitalização do espaço é também um pedido da população. “É de interesse da comunidade do bairro Cristo Rei embelezar essa praça”.
O presidente Coronel Mario Erzinger (PR), que apresentou um requerimento a respeito do espaço no último ano, relatou que a família de João Abraão Seleme tem interesse em prestar uma homenagem ao senhor na Praça, porém necessita de melhorias nas condições do local. Na ocasião, Erzinger também sugeriu que o espaço recebesse um projeto de revitalização, assim como as praças Lauro Muller e Oswaldo de Oliveira.