Ato realizado na Câmara de Vereadores também homenageou professoras e entregou Comenda “Amigo de Canoinhas”
Em uma noite bastante emocionante na Câmara, os vereadores canoinhenses puderam homenagear em sessão solene um grupo seleto de professores. A noite de terça-feira, 5, foi especial para homenagear algumas professoras canoinhenses que fazem parte do Núcleo Regional da Associação Catarinenses de Professores (ACP), que nesse ano completa 25 anos de atuação.
A coordenadora do Núcleo Regional de Canoinhas da ACP, professora Irene Beluk Pereira, usou a tribuna para falar um pouco sobre o trabalho e como foi fundada a Associação. “Agradeço primeiramente a presença das nossas associadas neste dia tão especial, nossas eternas educadoras que ajudaram a construir essa linda história da ACP”, iniciou sua fala.
Irene explicou que a Associação foi criada com o objetivo de trabalhar nos interesses comuns, além de ampliar o convívio social da categoria, um sonho almejado pelos professores. “Essa associação, ao longo dos anos cresceu e se fortaleceu, buscou e conseguiu se tornar forte e firme, prestando diversos serviços aos seus associados”, explicando também que para os professores associados existem diversos tipos de serviços como planos de saúde, convênios com o comércio, apoio jurídico, atividades sociais e culturais, entre outras.
“O principal objetivo da nossa associação é garantir e assegurar direitos do magistério, da educação pública e de sua qualidade, e o maior patrimônio da ACP são os seus associados, pois representam o pilar da educação catarinense”, concluiu a coordenadora em sua fala.
Dirce de Oliveira de Andrade no uso da tribuna, emocionou os vereadores e público com a mensagem “Oração da Pétala”. Ao final da sessão, as professoras também entregaram aos 10 vereadores de Canoinhas o livro que foi editado e lançado pela ACP em 2016, chamado “A coletânea literária”.
Autor do requerimento em homenagem às professoras, Paulinho Basílio (MDB), fez uso da tribuna na sessão, e falou sobre a profissão do professor, que segundo ele, é uma das mais nobres que existe. “Eu tenho orgulho de ter sido criado em meio a professoras, e talvez isso me faça entender o quanto é importante essa nobre profissão”, destacou. Vereador ainda enfatizou que a situação em que o país vive só pode ser mudada com a educação, formando cada vez mais pessoas pensantes e atuantes.
Presidente da Câmara, Coronel Mario Renato Erzinger (PR) também usou a tribuna para encerrar o momento solene, destacando que a homenagem foi realizada por requerimento do vereador Paulinho Basílio (MDB), e aprovado por unanimidade por todos os vereadores canoinhenses. Erzinger iniciou sua fala lembrando que a noite faz parte comemorativa do jubileu de prata da Associação em Canoinhas, marcado pelo fruto do trabalho de um grupo de mestres que decidiram firmar seus nomes na história do ensino no município e região. “Hoje lhes homenageamos, pois somos frutos do seu trabalho, no qual me incluo como ex-aluno de algumas das senhoras, e com a certeza que seus ensinamentos se propagaram por várias gerações”.
Ao fim de sua fala, Coronel Mario parafraseou o professor Augusto Cury que afirma: “Ser professor é ser artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias”.
Comenda Amigo de Canoinhas
Foi cedida à Beatriz Ferreira Budant, que representou o Núcleo Regional de Canoinhas da Associação Catarinense de Professores (ACP)
Professoras Homenageadas
Norma Seleme Wiese
Regina Celi Schramm Seleme
Elfriede Isphair
Dirce Oliveira de Andrade
Laila Isphair Bossi (in memorian), representada por sua filha Isabel Cristina Dias Bossi
História da ACP
A Associação Catarinense de Professores (ACP) surgiu em 15 de outubro de 1952 na cidade de Florianópolis, hoje já com 65 anos, uma data muito importante, pois marcou a criação da primeira entidade associativa da classe. A associação é suprapartidária, com sede administrativa instalada em casa própria, em Florianópolis, e também possui duas sedes recreativas, sendo uma na praia de Canasvieiras e outra na praia de Fora, em Palhoça. Ainda há no centro da capital, a hospedagem do Professor, no edifício Cristiane, e todos tem custos subsidiados aos seus associados e familiares.
A ACP conta com uma equipe de profissionais em constante aprendizado para prestar atendimento presenciais ou a distância de seus membros. A entidade está representada no Estado por 25 núcleos regionais, como forma de descentralizar o atendimento que era feito somente na Capital.
Um desses núcleos está instalado em Canoinhas, que também tem sua história de 25 anos de atuação. O núcleo iniciou suas atividades no dia 9 de junho de 1993, com a mentora Laila Isfair Bossi (in memorian), auxiliada pela professora Dirce de Oliveira de Andrade, que reuniram no auditório da Funploc, hoje UnC, um grupo de professores da rede pública estadual e fundaram o Núcleo Regional de Canoinhas.
A primeira presidente do Núcleo foi Beatriz Ferreira Budant; secretárias Dirce de Oliveira de Andrade e Leni Leandro de Carvalho; tesoureiras Josina Batistella e Lair Fernandes Pereira; relações públicas Neiva Clarice Barcellos Woiciekovski, Norma Seleme Wiese e Regina Celi Schramm Seleme. No decorrer desses 25 anos, várias pessoas passaram na coordenação do Núcleo.