Campanha da GR Soluções Ambientais arrecada 130 litros de remédios

GR RemédiosA GR Soluções Ambientais encerrou o ano de 2014 com 130 litros de remédios vencidos coletados durante o ano na Campanha de Coleta de Remédios Vencidos iniciada em fevereiro de 2014 em parceria com a Unimed.

A campanha “Descarte responsável: Medicamentos vencidos não salvam vidas” continua em 2015. No momento, a coleta está sendo feita no Supermercado Novo Mundo. Nos próximos meses, o coletor deve passar pelos supermercados Bruda (centro e Campo d’Água Verde), Bom Dia Avenida, Bom dia Um, Figura, Soares, Steidel, Peruci e Haag. A coleta é gratuita e visa dar o destino correto aos medicamentos vencidos.

 

SUSTENTABILIDADE

Preocupada com a sustentabilidade do planeta, a Unimed Canoinhas promove desde novembro de 2013 uma campanha de coleta de medicamentos vencidos, óleo de cozinha, pilhas e baterias.

A partir do mês de fevereiro de 2014 a campanha foi ampliada e a coleta de medicamentos vencidos passou a ser feita com um coletor itinerante que, a cada mês, fica em um supermercado de Canoinhas, envolvendo nove estabelecimentos.

A coleta é disponibilizada exclusivamente para pessoas físicas. Empresas que geram esse tipo de resíduo devem cumprir legislação específica e contratar empresa especializada que realiza a coleta e destinação. As demais coletas são feitas exclusivamente na sede da Unimed Canoinhas.

A GR Soluções Ambientais também presta serviço de coleta e destinação de resíduos para estabelecimentos comerciais, consultórios médicos, clínicas e hospitais.

 

OBJETIVOS DO MILÊNIO

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu os 8 Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo e  que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

A Unimed coordena o grupo que trabalha os ODM em Canoinhas. Um dos oito objetivos é “Garantir a sustentabilidade ambiental”, por isso as campanhas que incentivam preservação do meio ambiente são priorizadas e consideradas de grande importância pela gestão da cooperativa.

 

RISCOS

Embora os maiores riscos do uso de medicamentos vencidos sejam outros, uma doença rara que afeta os rins, chamada acidose tubular renal foi descoberta como resultado do uso do antibiótico tetraciclina velho o bastante para que se degradasse em outras substâncias químicas.

O caso inicial reportado, envolvendo uma forma do medicamento que não é mais utilizada, foi publicado na revista científica “Annals of Internal Medicine”, em 1963. Desde então ocorreram uma série de incidentes subsequentes, que levaram ao alerta constante sobre o uso de medicamentos com o prazo de validade vencido.

Um estudo publicado em 2004, que revisava a literatura sobre a tetraciclina e antimicróbicos similares, sugeriu que pode ser difícil determinar quando uma doença nos rins é causada por um medicamento desse tipo.

 

EFICÁCIA

Um problema considerável com o consumo de medicamentos com o prazo de validade vencido é o fato de que eles talvez não sejam capazes de fornecer uma dose suficiente do princípio ativo para que sejam eficazes. Alguns medicamentos são tão instáveis que eles precisam ser refrigerados ou misturados pelo farmacêutico pouco tempo antes de serem utilizados.

 

Rolar para cima