29 de outubro
Notícias do Dia
O lado B de Florianópolis
_________
Folha de S.Paulo
Bruno Covas recebe diagnóstico de câncer e será submetido a quimioterapia
Tumor foi encontrado no trato digestivo de prefeito; tucano não deve se afastar do cargo a princípio
O prefeito Bruno Covas (PSDB), 39, recebeu diagnóstico de câncer no trato digestivo com metástase e terá que passar por quimioterapia. O diagnóstico foi divulgado nesta segunda-feira (28) em entrevista coletiva no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Covas não deve se afastar do cargo a princípio. Aos médicos, ele disse que tem a responsabilidade de ficar no comando da prefeitura enquanto possível e que terá a responsabilidade de deixar o cargo se precisar.
Bolsonaro lamenta eleição de Fernández e diz que não vai cumprimentar argentino
Para brasileiro, se peronista afetar acordo do Mercosul com UE, solução pode ser afastar Argentina do bloco
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta segunda (28) que não vai cumprimentar o peronista Alberto Fernández, eleito presidente da Argentina em 1º turno neste domingo.
Com 96,22% das urnas apuradas, o opositor havia conquistado 48,03% dos votos contra 40,44% do atual presidente, Maurício Macri.
Fernandéz encabeçou a chapa que tem como candidata a vice a ex-presidente e senadora Cristina Kirchner.
Recurso de Lula em tribunal da Lava Jato andou mais rápido que 85% dos casos
Ação levou 71 dias do momento em que foi protocolada no TRF-4 até entrega do voto por relator
O processo do sítio de Atibaia (SP), cujo principal réu é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve um período inicial de tramitação no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) mais rápido que o de 85% dos casos da oitava turma da corte, responsável pelos processos da Lava Jato.
Publicação de Bolsonaro com hienas e leões gera mal-estar no STF e infla ânimos no PSL
Para Celso de Mello, presidente tem comportamento de monarca; vídeo, que foi apagado, também apontava PSL e mídia como inimigos
Em publicação em uma rede social nesta segunda-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se comparou a um leão acossado por hienas que o atacam. Uma delas representa o STF (Supremo Tribunal Federal).
O vídeo foi retirado pouco tempo depois de sua conta no Twitter, após repercussão negativa, mas o impacto no Poder Judiciário permaneceu.
Após questionamento da Folha, o ministro Celso de Mello, decano da corte, disse que a postagem evidencia que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.
_________
O Estado de S.Paulo
Guedes faz pacote em 5 eixos para conter gastos do governo
Medidas incluem PEC para frear crescimento de gastos obrigatórios e serão enviadas nesta semana ao Congresso
O ministro da Economia, Paulo Guedes, entrega nesta semana ao Congresso pacote de reformas para tentar sanear as contas públicas, dividido em cinco eixos (veja mais ao lado). O projeto tem como vertente mais urgente a PEC emergencial, uma tentativa de frear o crescimento dos gastos obrigatórios do Orçamento, principalmente com pessoal. A expectativa da equipe econômica é conseguir uma economia de R$ 27 bilhões. Também está incluída a reforma administrativa, que deve mexer na estabilidade dos novos servidores e reduzir o número de carreiras e o salário inicial do funcionalismo. Estados em grave situação financeira terão novos mecanismos para segurar despesas, incluindo o congelamento de reajustes salariais. Analistas divergem sobre se o momento é oportuno para o envio de mais reformas estruturais para o Congresso, enquanto a economia ainda enfrenta dificuldades.
Com câncer, Bruno Covas continua no cargo
São Paulo. Após o diagnóstico, equipe médica decide pelo início imediato do tratamento; pré-candidato à reeleição, prefeito diz que permanece no cargo e vai despachar do hospital
Toffoli quer ‘antídoto’ a prescrição de pena
Em texto enviado ao Congresso, presidente do STF propõe congelar prazo quando condenado em 2ª instância recorre a Cortes superiores
Às vésperas do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode derrubar a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, encaminhou ontem à Câmara dos Deputados e ao Senado uma proposta de alteração do Código Penal. O projeto de Toffoli tem o objetivo de suspender o prazo de prescrição de um crime depois que um réu for condenado em segunda instância.
Tensão com Fernández pode afetar Mercosul
Desafios. Para diplomatas e especialistas, ajustes serão necessários em razão das visões contrastantes dos presidentes de Brasil e Argentina, mas alto grau de interdependência econômica deve preservar tratados de livre-comércio e exportações entre os dois
________
O Globo
País ultrapassa marca de 1 milhão de armas registradas na PF
Número cresceu 49% desde dezembro. Procura se intensificou após decretos que facilitaram acesso, em junho
O Brasil ultrapassou em setembro o patamar de um milhão de armas de fogo com registro ativo na Polícia Federal, alta de 49% sobre as 678 mil cadastradas em dezembro de 2018. Os números incluem registros que haviam expirado e foram renovados e os 36 mil novos armamentos certificados de janeiro a agosto. Mas excluem colecionadores, de responsabilidade do Exército. Segundo dados obtidos pelo GLOBO e pelo Instituto Igarapé, o maior salto ocorreu a partir de junho, quando o presidente Bolsonaro editou decretos flexibilizando aposse. Analistas advertem para o risco de aumento da circulação de armas sem aperto do controle, como marcação de munições.
Reforma prevê promoção por mérito para servidor
Progressão automática no funcionalismo seria extinta
Congresso pede diálogo do Brasil com a Argentina
Macri e Fernández iniciam transição em cooperação, mas desafios são grandes
Toffoli propõe ao Parlamento restringir prescrição de crimes
Presidente do STF, que pode decidir julgamento sobre prisão em segunda instância, envia proposta ao Congresso