Candidatos ao Governo são sabatinados pela OAB/SC

Foto: O jornalista Prisco Paraíso mediou a sabatina/Deborah Almada/Divulgação

A OAB/SC reuniu nesta quinta-feira, 25, cinco dos oito candidatos ao Governo de Santa Catarina para uma sabatina no auditório Túlio César Gondin. Participaram do evento os candidatos Afrânio Boppré, Cláudio Vignatti, Elpídio Neves, Gilmar Salgado e Janaina Deitos. O governador Raimundo Colombo, candidato à reeleição, e a candidata Marlene Soccas alegaram problemas de saúde e não compareceram. Já Paulo Bauer justificou ausência em função de compromissos com o candidato a presidente de seu partido, Aécio Neves, em visita ao Estado. O presidente Tullo Cavallazzi Filho, os diretores Ana Cristina Blasi e Luiz Mário Bratti, conselheiros da OAB/SC, assessores e candidatos ao Senado, e o presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, também marcaram presença na sabatina.

Líder nas pesquisas de opinião, que apontam a possibilidade de vitória ainda no primeiro turno, Raimundo Colombo foi o mais visado pelos adversários. Primeiro a falar, Afrânio não perdeu tempo, e disse que a ausência do governador nos debates “não é problema de saúde, mas determinação superior do seu marqueteiro, que já o considera eleito no primeiro turno”. O candidato do PT, Cláudio Vignatti, elogiou a iniciativa da OAB/SC e a transmissão do evento pela internet, mas também lamentou a ausência de Colombo. “O monólogo é difícil para nós, pois nossos questionamentos são às políticas de Governo e precisariam de um contraponto”.

Durante o debate, foram respondidas questões relacionadas a temas como saúde, infraestrutura, mobilidade urbana, licitações e contratos, políticas públicas para o idoso, criança e adolescente, reforma política, finanças, educação, direito tributário e do consumidor, inovação, saneamento, meio ambiente, segurança pública e sistema carcerário. As perguntas foram formuladas pelas comissões temáticas da OAB/SC e entregues num documento, ao final da sabatina, pelo presidente da entidade,Tullo  Cavallazzi Filho, aos candidatos. “As questões contidas neste documento representam, em síntese, as preocupações da OAB/SC e achamos que seria oportuno documenta-las. São o nosso alerta ao futuro governador para temas sensíveis à sociedade catarinense”, disse o presidente.

Provocados pelo mediador, jornalista Cláudio Prisco Paraíso, os candidatos se manifestaram contra a reeleição. Gilmar Salgado foi além. “Não somos só contra a reeleição, queremos que os eleitos que não cumprirem suas promessas tenham suas candidaturas à reeleição cassadas”. Elpídio Neves foi responsável por momentos de descontração na sabatina. Respondendo a pergunta sobre a saúde, disse que “a ambulancioterapia nunca vai acabar e de promessas vagas o povo já cansou”. E finalizou: “Aqui em Santa Catarina já teve candidato prometendo metrô de superfície e até museu de Guggenheim; só falta prometer terreno na lua”.

Ao encerrar sua participação, a advogada Janaina Deitos (PPL), pediu o apoio da OAB/SC para buscar uma solução para a dívida do Estado. Segundo informou a candidata, o Governo vem desembolsando altas somas para pagamento de juros da dívida. “Só em 2013, pagou mais de juros do que investiu em saúde”, disse.  A íntegra da sabatina promovida pela OAB/SC será disponibilizada nesta sexta-feira, 26, no endereço www.oab-sc.org.br.

 

Rolar para cima