JMais questionou 228 pessoas selecionadas pelas redes sociais por não publicarem opiniões políticas
Ao longo do mês de julho o JMais enviou uma mensagem para mais de mil pessoas por meio de seus perfis no Facebook e contas de WhatsApp. Todos moradores de Canoinhas, seguem a página do site no Facebook ou fazem parte do grupo de transmissão do WhatsApp por meio do qual recebem diariamente as manchetes do JMais. No caso do Facebook os perfis foram selecionados a partir de uma premissa básica: que não tivessem nos últimos meses publicado nenhum post com elogios ou críticas à classe política canoinhense. O objetivo foi garantir a isenção dos participantes de uma enquete proposta na mensagem, que convidava os internautas a responderem a 27 perguntas pessoais, sobre a administração pública municipal e sobre vários aspectos relacionados ao convívio em Canoinhas.
Dos mais de mil perfis e contas selecionados, 228 pessoas responderam à enquete.
As primeiras respostas, sobre a administração Passos e a Câmara de Vereadores foram publicadas no sábado, 27.
Nesta segunda parte da enquete, o JMais quis saber qual a avaliação que os canoinhenses fazem das três pastas mais importantes da administração municipal. Das 228 pessoas que participaram da enquete, duas deixaram de responder às perguntas sobre Saúde, Educação e Obras.
SAÚDE
O JMais pediu que os participantes da enquete dessem uma nota para os serviços de Saúde pública em Canoinhas. Numa escala de 1 a 10, a maioria (19,9%) deu nota 7 para os serviços. 16,8% deram nota 8. A nota mais baixa, 1, foi dada por 8,4% dos participantes da enquete.
Para a secretária de Saúde, Zenici Dreher, “na Saúde se manter na média é muito difícil porque a demanda de interesses particulares sobrepõe às de interesse coletivo. A nossa proposta é ampliar Atenção Básica e garantir atendimentos de especialidades e de Urgência e Emergência de qualidade para todos de forma igualitária e conforme protocolos. Eu compreendo as notas porque atendo pessoas diariamente e converso com a equipe. Sabemos que ainda precisamos avançar e que a organização depende do Poder Público e também da população.”
OBRAS
Para a Secretaria de Obras, a maioria (17,7%) deu nota 5. 15,5% deram nota 7 e 12,4%, nota 8. A nota mais baixa, 1, foi dada também por 12,4% dos participantes da enquete.
O secretário Gil Baiano disse que nos dois primeiros anos deste mandato, a Secretaria trabalhou com o mínimo de estrutura possível, “e ainda adotando a SC-120 (de competência estadual)”, explica. “Agora a estrutura aumentou, antes tínhamos quatro motoniveladoras, e vez ou outra uma delas estava com problemas, temos no total, agora, sete motoniveladoras, três novas. Isso vai melhorar nosso desempenho”, afirma.
EDUCAÇÃO
A pergunta sobre a Secretaria de Educação de Canoinhas foi diferente. A enquete quis saber “qual seu grau de satisfação com a Educação em Canoinhas?”. As opções foram de 1 a 5, sendo que a nota 4 foi a opção da maioria. 31,9% optaram pela nota 3 e 16,8% pela nota máxima. A nota mínima foi opção de 5,8% dos participantes da enquete.
O secretário de Educação de Canoinhas, Osmar Oleskovicz, diz que todo o planejamento e ações da secretaria são amplamente discutidas e organizadas com toda comunidade educacional e familiar. “Os profissionais da educação são ouvidos, valorizados e conscientizados da importância de seu papel para a formação do futuro de nossa sociedade”, explica.
Ele destaca ações como escolha e formação continuada dos gestores e demais profissionais da pasta.
Em Canoinhas, de acordo com o secretário, o processo ensino aprendizagem não acontece só na sala de aula e no turno das aulas normais, mas é estendido no contraturno em projetos em parceria com o Senai, Sesc e AABB Comunidade. Há ainda ensino em tempo integral em seis escolas – três urbanas e três rurais.
“Nossos gestores são escolhidos criteriosamente por uma equipe que leva em conta o seu perfil e histórico junto a comunidade e sempre buscamos dar formação para eles. Por exemplo, diretores de CEIs (centros de educação infantil) têm de ter atuado na educação infantil por um bom período de tempo. O diretor de escola tem de ser um líder, que tenha predisposição pra ser diretor e receberá formação para tanto”, explica Oleskovicz.
Outro diferencial apontado por Oleskovicz “é nós estar sempre nas escolas ouvindo o profissional da educação e comunidade escolar como um todo, levando essas sugestões – reclamações e elogios – filtrando e tomando as ações. Melhoramos a merenda escolar, estamos todos os dias vigiando e tentando dar melhores condições ao transporte escolar, esse um fator que tinha deficiência devido a falta de boas estradas no interior. Houve muitas perdas de aula por esse motivo”.
O secretário completa elogiando sua equipe e afirmando que “sabemos que temos uma caminhada longa, temos muito a fazer ainda, mas já conseguimos impor nossa maneira de trabalhar e somos otimistas com os resultados.”
ADMINISTRAÇÃO
De modo geral, os internautas que participaram da enquete avaliam a administração municipal, numa escala de 1 a 5, a maioria com nota 4 (36,7%), seguida de nota 3 (31,9%), 5 (16,8%), 2 (8,8%) e 1 (5,8%). A pergunta feita foi a seguinte: “Qual seu grau de satisfação com a administração pública?”.