Agência transfusional coletaria sangue de postos do Hemosc que em Canoinhas seria processado e distribuído para hospitais da região
Reunião na segunda-feira, 25, entre a diretora do Hemosc, Denise Linhares, o deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB), o diretor administrativo do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, Derby Fontana, e o superintendente dos hospitais de Santa Catarina, Dr. Marcelo Reis, definiu pela implementação de uma agência transfusional em Canoinhas. A agência funcionaria anexa ao Hospital Santa Cruz.
Segundo Aguiar, a agência coletaria sangue de postos de toda a região. Em Canoinhas o sangue seria processado e distribuído para hospitais da região. A agência seria o primeiro passo para a reativação do posto de coleta de sangue, desativado no começo do ano em Canoinhas. A coleta, no entanto, seria conforme a demanda, ou seja, não seria estocado, mas seria solicitado somente quando houvesse a necessidade de doação.
Para Fontana, a novidade é extraordinária. Hoje o HSC já tem uma agência transfusional que funciona exclusividade para o Hospital de Canoinhas. “Com a instalação da agência regional desativaríamos a nossa agência, o que representaria economia”, explica. Ele vê com cautela, no entanto, a concretização dos planos. “Percebemos que há vontade dos participantes da reunião em colocar o projeto em prática, mas me preocupa as dívidas que o Governo do Estado tem com a Saúde. Um dos credores é o Hemosc”, pondera. Hoje, a dívida do Governo do Estado com a Saúde passa dos R$ 500 milhões.
Bastante criticado por causa das promessas de reativação do posto de coleta do Hemosc em Canoinhas para abril, o que de fato não se concretizou, Aguiar não quis estabelecer prazos, mas admitiu que a agência deve estar funcionando até o final do ano.
Diferente do posto de coleta desativado, assim que o novo posto de coleta estiver funcionando, o sangue coletado em Canoinhas não precisará ser encaminhado para Joaçaba para ser processado. Com a agência transfusional, o sangue coletado em Canoinhas será processado no mesmo local e estará pronto para transfusão.
Técnicos do Hemosc já pegaram as plantas da sala onde funcionava o banco de sangue desativado a fim de readequar o local para receber a agência.