Dados da ONG Todos pela Educação mostram que em 2015 os dois municípios atingiram os maiores índices de alunos com conhecimento satisfatório de Língua Portuguesa e Matemática; Porto União e Três Barras têm os piores dados
Os Municípios de Canoinhas e Irineópolis lideram a região no índice de aprendizado dos estudantes de Ensino Fundamental em 2015. Os dados foram divulgados na semana passada pelo movimento Todos Pela Educação (TPE). Os indicadores usam como base resultados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2015.
O melhor índice está nas classes de 4º e 5º ano de Canoinhas. Segundo a ONG, 68,1% dos alunos apresentam conhecimento satisfatório da área. O pior índice da região está entre os alunos de 8º e 9º ano de Matemática de Três Barras. Apenas 8,4% dos estudantes apresentam conhecimento satisfatório.
De modo geral, os dados de Matemática são desolares, mas chama a atenção o percentual alcançado pelos estudantes do 4º e 5º ano de Irineópolis (67,6%). O dado mostra, também, como o ensino vai piorando a medida que os anos avançam. Irineópolis, por exemplo, registrou 33,7% dos estudantes de 8º e 9º ano com conhecimento satisfatório em Matemática. Apesar de baixo, é o maior índice da região.
Em relação a Língua Portuguesa, os índices caem em todos todos os Municípios. Nos dois casos, Canoinhas lidera o ranking. Vai de 68,1% para 45,7%.
Se comparados os dados aos anos anteriores, no entanto, o ensino melhorou em todas as cidades, mas os índices estão abaixo do Estado. Até o 5º ano de Língua Portuguesa, a média estadual foi de 69%. Até o 9º ano, foi de 46%. Já em Matemática, até o 5º ano a média foi de 59% e até o 9º ano, 28%.
Em relação ao País, no entanto, a região está acima da média.
RANKING DA REGIÃO
4º/5º ano – Matemática | |
Irineópolis | 67,60% |
Canoinhas | 59,80% |
Major Vieira | 51,20% |
Mafra | 47,30% |
Porto União | 39,60% |
Três Barras | 33,20% |
4º/5º ano – Língua Portuguesa | |
Canoinhas | 68,10% |
Irineópolis | 64,80% |
Major Vieira | 57,90% |
Mafra | 56,70% |
Três Barras | 41,70% |
Porto União | 39,60% |
8º/9º ano – Matemática | |
Irineópolis | 33,70% |
Major Vieira | 31,20% |
Canoinhas | 27,30% |
Mafra | 18% |
Porto União | 17,90% |
Três Barras | 8,40% |
8º/9º ano – Língua Portuguesa | |
Canoinhas | 45,70% |
Irineópolis | 41,40% |
Mafra | 34,70% |
Major Vieira | 32,60% |
Porto União | 31,50% |
Três Barras | 19% |
*Bela Vista do Toldo não teve dados divulgados
POSIÇÃO
Santa Catarina ocupa as primeiras colocações em ranking nacional de aprendizado de alunos do 5º ano do ensino fundamental em português e matemática. Além disso, o Estado deu o maior salto do país entre 2013 e 2015 no 9º ano.
Entre os indicadores do 5º ano, SC ocupa primeira posição em percentual de alunos com aprendizado de português adequado à série no país, já em matemática fica em terceiro lugar.
Os avanços no 5º ano, porém, perdem fôlego nos anos seguintes. O 9º ano do ensino fundamental reflete as dificuldades já conhecidas da etapa. Em SC, apesar do salto de 14,7 e 10,5 pontos percentuais no aprendizado de português e matemática, respectivamente, entre 2013 e 2015, que levou o Estado a assumir a liderança do ranking nacional, os índices do 9º ano são bem menores que os dos anos iniciais. O pior percentual aparece em matemática, disciplina em que apenas 28,7% dos alunos de Santa Catarina dessa faixa etária apresentam aprendizado adequado à série.
O movimento Todos Pela Educação divulgou, também, dados do Ensino Médio, mas apenas com relação aos Estados.