Secretaria de Saúde afirma que está trabalhando intensamente para agilizar a contratação de médicos
O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSC) está há uma semana sem sobreaviso médico em pediatria e cirurgia geral. Até 31 de março o HSCC era o responsável por administrar os sobreavisos (plantões 24 horas) em sete especialidades – ortopedia/traumatologia, cirurgia geral, anestesiologia, pediatria, clínica médica, neurologia e neurocirurgia -, porém, desde o dia 1º de abril o Município, que já remunerava os médicos do sobreaviso, passou a ser responsável 100% pelos serviços.
Para se adequar a recomendação do Ministério Público, o Município abriu processo licitatório para as sete especialidades. Com exceção de pediatria todas tiveram empresas vencedoras. Três dias antes do início dos contratos, houve desistência das empresas vencedoras nas especialidades de clínica médica e cirurgia geral. Sem tempo hábil para abertura de novo processo licitatório, o Município tenta agora correr atrás do prejuízo.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Zenici Dreher, no caso da clínica médica, a primeira colocada desistiu. A segunda colocada não apresentou todos os documentos. “Agora foi feito um contrato emergencial por 180 dias até lançarmos novo processo licitatório”, afirma Zenici. A empresa contratada emergencialmente é de São Mateus do Sul e começou a trabalhar nesta sexta-feira, 5.
No caso da cirurgia geral houve desistência das duas empresas que participaram do certame. Nesse caso também haverá contratação emergencial por 180 dias até ser lançado outro edital. “Provavelmente a partir de segunda-feira (8) a empresa comece a trabalhar”, afirma Zenici.
O grande problema para a Secretaria de Saúde está na especialidade em Pediatria, que teve dois processos licitatórios sem interessados. Isso tem levado as gestantes de Canoinhas a terem seus filhos em Mafra. A Maternidade Dona Catarina Kuss é referência regional em Pediatria. “Somente os partos emergenciais estão sendo feitos em Canoinhas. Hoje os obstetras atendem 24 horas no Hospital Santa Cruz. Na hora do nascimento mandamos para Mafra, que é a referência. Gestantes que apresentam complicações e casos de gravidez de gêmeos são enviados diretamente para Mafra”, explica Zenici. A secretária lembra que, por ser referência regional, Mafra já recebia diversos casos de gestantes de Canoinhas que apresentassem complicações antes mesmo da falta de um pediatra de plantão no HSCC.
A secretária diz que está trabalhando em um texto para um novo processo licitatório mais amplo para a especialidade de pediatria. “Pedi ao prefeito um prazo de 10 dias para lançar um edital diferente, que garanta o atendimento integral a mulher e a criança”, afirmou.
HSCC
Como o HSCC não detém mais os contratos sob sua responsabilidade desde segunda-feira, dia 1º, a Secretaria de Saúde está administrando os casos através do Pronto Atendimento. Segundo o diretor administrativo do HSCC, Derbi Fontana, “a devolução dos contratos foi realizada com aviso prévio de 60 dias para a Prefeitura, que estava ciente que a partir dessa data a responsabilidade pelas especialidades seria do município. Porém atualmente estamos sem sobreaviso de pediatria e de cirurgia geral, desta forma os pacientes devem ser transferidos para o hospital de referência e que dispunha da vaga, ou ser assistido e internado pelos médicos da própria Unidade de Pronto Atendimento”.
Ainda de acordo com Fontana, algumas transferências já vêm ocorrendo desde segunda-feira.