Durante evento com a presença do governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo e do prefeito, Beto Faria, foi assinada a Ordem de Serviço para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Canoinhas, com a empresa Itajuí, de Curitiba (PR), ganhadora da licitação. O ato aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, na manhã desta sexta-feira, 6, e contou com a presença de diversas autoridades.
A previsão é de que sejam investidos mais de R$ 20 milhões nesta primeira etapa de esgotamento sanitário, onde serão implantados 47 quilômetros de redes, além da construção de uma estação de tratamento de esgoto com vazão de 40 litros por segundo. O prefeito de Canoinhas Beto Faria comemorou a conquista desta grande obra para o município, ressaltando o empenho de diversas pessoas, principalmente o deputado canoinhense Antônio Aguiar que sempre lutou para que o município pudesse ter um sistema de tratamento de esgoto, melhorando a qualidade de vida da população. Faria falou que a data é importante e histórica para Canoinhas, sendo esta obra muito aguardada por todos. “Esse ato, na data de hoje, era uma espera muito grande de nossa comunidade, sempre foi uma grande aspiração de vários prefeitos que me antecederam, e hoje podemos ver esse sonho se tornando uma realidade”, disse. O prefeito aproveitou para pedir paciência e compreensão da população, visto que a obra de esgotamento sanitário é grande e poderá causar muitos transtornos no dia-a-dia do município.
No mesmo ato ainda foi inaugurada a obra de melhorias operacionais no Sistema de Abastecimento de Água (reservatório de água tratada com capacidade para 500 mil litros e Adutora de água tratada para os bairros Jardim Esperança, Cohab I, Alto da Tijuca e Alto do Frigorífico) e entregue, pela Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Honorário ao governador Raimundo Colombo. O deputado estadual, Antônio Aguiar, parabenizou o governador pelo título recebido dizendo que agora também faz parte de Canoinhas. “Podemos dizer governador que agora o senhor passa a ser um membro de nossa família canoinhense”, disse. Aguiar ainda comentou que a obra de saneamento era bastante aguardada pela população e que com isso a qualidade de vida irá melhorar muito. “Essa obra fará com que Canoinhas esteja no mesmo patamar de outros municípios de grande porte e que possuem alto índices de desenvolvimento humano”, disse.
Durante o seu discurso o presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Valter José Gallina, falou sobre as expectativas das obras em Canoinhas, lembrando que é uma das maiores obras públicas já realizada no município. “Essa é a maior obra pública da história de Canoinhas. Isso é possível graças ao empenho de muitas pessoas, principalmente pelo grande trabalho realizado a quatro mãos pelo prefeito Beto e pelo vice Wilson, aqui no município”, comentou.
Em seu discurso o governador Raimundo Colombo, comentou sobre a implantação do sistema de esgoto em vários municípios catarinenses, e que o estado cresce ano a ano nesta área. “No Brasil éramos o penúltimo estado em tratamento de esgoto, hoje já somos o décimo sétimo, e com esses novos investimentos estamos melhorando ainda mais”, disse. Colombo também ressaltou a melhora na qualidade de vida da população com a implantação de um sistema de esgotamento sanitário, lembrando que até grandes investidores tem analisado os municípios onde há tratamento de esgoto. “Com essa obra estamos dando um passo importante para melhorar a qualidade de vida de nossa população. Hoje grandes investidores fazem uma série de questionamentos sobre a infraestrutura das cidades, sendo um dos questionamentos o tratamento do esgoto”, afirmou Colombo.
Ainda participaram do ato o vice-prefeito de Canoinhas, Wilson Pereira; o secretario de Desenvolvimento Regional Ricardo Pereira Martin; o deputado estadual Darci de Mattos; o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Martins; além de vereadores, secretários municipais, prefeitos, entre outras autoridades.