A realeza chegou cedo para garantir lugar na primeira fila. Eleita rainha da terceira idade em 2013, Verônica Ferreira, de 77 anos, foi uma das pessoas que compareceram ao Canoinhas Tênis Clube na noite de terça-feira, 22, para prestigiar o lançamento dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). Acompanhada de Marli Burgardt e Ines Bialeski, primeira e segunda princesa, dona Verônica juntou-se a autoridades para apresentar os jogos à comunidade.
Os 7º Jasti acontecem de 12 a 17 de maio em Canoinhas, tendo a participação estimada em mais de 2 mil atletas com mais de 60 anos. Durante os jogos serão disputadas as modalidades de bocha, bolão 23, canastra, dominó, truco, dança de salão e dança coreografada. “A nossa cidade está motivada. Está quase tudo pronto, estamos concluindo as canchas de bocha e preparando a cidade para receber os visitantes. Quero conclamar toda a população, para que sintam, vibrem e vivam os jogos da terceira idade”, declarou o prefeito de Canoinhas, Beto Faria.
Durante o evento, o gestor de esportes do município e presidente da Comissão Central Organizadora dos Jasti, Gerson Dobrochinskei, falou sobre a programação dos jogos, movimentação econômica e andamento dos trabalhos da comissão. “É um grande evento e vamos fazer uma grande festa no Jasti. Não tenho dúvida que a gente vai conseguir”, disse Dobrochisnkei.
Para o secretário de Desenvolvimento Regional, Ricardo Pereira Martin, os jogos abertos da terceira idade são uma maneira de mostrar a todo estado o potencial de Canoinhas. “Vamos mostrar para o estado a pujança, mostrar que Canoinhas tem competência para realizar eventos. A motivação é muito grande, vamos fazer uma grande festa”, disse Martin que, assim como o prefeito Beto Faria, destacou a atuação do deputado Antônio Aguiar. “Estamos trazendo para Canoinhas um evento criado por um canoinhense, que é o deputado Antônio Aguiar”, enfatizou o secretário.
Dona Verônica, não escondeu o sorriso ao falar da sensação que os idosos têm em receber pela primeira vez delegações de todo estado. “É uma grandeza. Me sinto nas nuvens”, disse a rainha da terceira idade. A primeira princesa, Marli Burgardt, ressaltou a importância dos Jasti para divulgar os potenciais da região e o acolhimento da comunidade canoinhense. “Aqui existe muita coisa boa, muita gente alegre e principalmente um coração muito grande para recepcionar todas essas pessoas que vão chegar, para que elas tenham aqui uma ótima estada com muita diversão, muito amparo, muita segurança e muita alegria”, enfatizou dona Marli, que em nome dos atletas do município já deu o recado “Esperamos, claro, que não levem todos os nossos troféus”. Confiante nas conquistas da equipe canoinhense, a segunda princesa da terceira idade, Ines Bialeski, falou das expectativas para os jogos. “Espero que se realize tudo com muita alegria, muita paz e que ganhem bastante troféus”, disse a segunda princesa.
O lançamento dos Jasti foi prestigiado por empresários, representados pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoinhas, Samuel Kluczkovski, e pelo Diretor tesoureiro da Associação Empresarial de Canoinhas, Rafael Mirando da Silva. A integradora regional da Fesporte, Regina Zommer e o vereador Renato Pike, que representou o poder legislativo canoinhense, também compareceram ao evento.