Nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) subiu nas séries iniciais
A publicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostra que a região melhorou na Educação. Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras tiveram incremento nas notas no comparativo de 2013. Nas séries iniciais, a rede estadual de Irineópolis teve a melhor nota da região: 6.9. Nesta mesma categoria, Canoinhas ficou com 6.5, Major Vieira com 6.3 e Três Barras com 5.5.
A rede municipal de Irineópolis merece destaque também na nota obtida entre as séries iniciais: subiu de 5.9 para 6.7. Três Barras continua com a pior nota no Ideb, embora tenha melhorado. A nota de 2013 para o 4º e 5º anos da rede municipal era de 4.2 e agora cresceu para 5.0.
Os alunos da rede estadual também tiveram desempenho ligeiramente superior: foram do 5.4 para o 5.5. Nas séries finais, Canoinhas teve a melhor nota com a rede estadual: 5.4. A nota de Três Barras também foi a pior neste período escolar: com 4.1.
METAS
Embora Três Barras tenha melhorado, o município não conseguiu atingir a meta para 2015. Entre todas as categorias avaliadas, somente a das séries iniciais da rede estadual chegaram à meta. Os outros municípios tiveram bom desempenho e ultrapassaram a nota estabelecida. Canoinhas e Major Vieira já alcançaram a meta para 2021: Canoinhas, na 4º série e 5º ano da rede municipal, e, Major Vieira, na mesma faixa etária, mas na rede estadual.
ESCOLAS DE CANOINHAS
7.0 foi a maior nota alcançada por uma escola em Canoinhas: da Escola de Educação Básica Sagrado Coração de Jesus para a 4º série e 5º ano. O Sagrado teve ainda a maior nota nos anos finais: com 6.2 e foi destaque em SC, ficando atrás de duas escolas somente para esta faixa etária. Todas as escolas de Canoinhas tiveram crescimento na pontuação do Ideb. O Grupo Escolar Municipal Xeila Elisabete Cornelsen, do Campo d’Água Verde, foi destaque pelo crescimento: saltou 3,4 pontos, indo de 3,2 em 2013 para 6,6 em 2015. Foi o maior crescimento do Estado entre as escolas de anos iniciais.
|
Meta Projetada | IDEB OBSERVADO | META PROJETADA | |
ESCOLAS MUNICIPAIS | 2015 | 2015 | 2021 | |
EBM ACHILES PAZDA | 4.9 | 6.9 | 5.7 | |
EBM PRESIDENTE CASTELO BRANCO | 5.3 | 6.7 | 6.1 | |
GEM PROF. XEILA CORNELSEN | 4.9 | 6.6 | 5.7 | |
EBM GUILHERMINA VEIGA FERREIRA | 5.2 | 6.6 | 6.0 | |
GEM NEY PACHECO DE MIRANDA LIMA | 5.0 | 6.4 | 5.9 | |
EBM SEVERO DE ANDRADE | 5.7 | 6.3 | 6.5 | |
EBM ALBERTO WARDENSKI | 5.1 | 6.2 | 5.9 | |
EBM DR AROLDO C. DE CARVALHO | 5.2 | 6.1 | 6.0 | |
EBM MARIA IZABEL DE LIMA CUBA | 5.6 | 6.0 | 6.3 | |
EBM MARIA LOVATEL PIRES | 5.7 | 5.9 | 6.4 | |
EBM JOSé GROSSKOPF | 5.7 | 5.9 | 6.5 | |
EBM EVALDO DRANKA | 5.0 | 5.8 | 5.9 | |
EBM BENEDITO T. DE CARVALHO | 4.7 | 5.6 | 5.6 | |
GEM REINALDO KRUGER | 5.8 | ** | 6.5 | |
EBM ALZIRINHA DA SILVA CORREA | 5.2 | ** | 6.0 | |
GEM FREI FABIANO GADZINSKI | 4.7 | ** | 5.5 | |
* Número de participantes na Prova Brasil insuficiente para que os resultados sejam divulgados. | ||||
** Sem média na Prova Brasil 2015: Não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado. | ||||
*** Calculado a partir da proficiência média dos alunos nas avaliações estaduais, em decorrência do extravio de provas e impossibilidade do cálculo da proficiência para a Prova Brasil. | ||||
Os resultados marcados em verde referem-se ao Ideb que atingiu a meta. |
|
Meta Projetada | IDEB OBSERVADO | META PROJETADA | |
4º E 5º ANOS | ||||
EEF SAGRADO CORACAO DE JESUS | 6.8 | 7.0 | 7.4 | |
EEB JOAO JOSE DE S CABRAL | 6.3 | 6.8 | 7.0 | |
EEB PROF MANOEL DA S QUADROS | 5.8 | 6.7 | 6.6 | |
EEB IRMA MARIA FELICITAS | 6.1 | 6.3 | 6.8 | |
EEB JULIA BALEOLI ZANIOLO | 5.4 | 6.1 | 6.2 | |
EEB RODOLFO ZIPPERER | 5.1 | 5.6 | 5.9 | |
EEF GERTRUDES MULLER | 4.9 | 5.3 | 5.8 |
|
Meta | IDEB | META | |
ESCOLAS MUNICIPAIS | 2015 | 2015 | 2021 | |
EBM AROLDO C. DE CARVALHO | 5.2 | 5.6 | 5.9 | |
EBM BENEDITO T. DE CARVALHO | 4.5 | 5.3 | 5.3 | |
EBM SEVERO DE ANDRADE | 5.2 | 5.2 | 5.9 | |
EBM ACHILES PAZDA | 4.8 | 5.2 | 5.6 | |
EBM MARIA IZABEL DE LIMA CUBA | 4.4 | 5.1 | 5.2 | |
EBM MARIA LOVATEL PIRES | 4.8 | 5.1 | 5.6 | |
EBM JOSE GROSSKOPF | 5.7 | 5.0 | 6.3 | |
EBM ALBERTO WARDENSKI | 5.5 | ** | 6.2 | |
EBM PRESIDENTE CASTELO BRANCO | 5.1 | 4.9 | 5.8 | |
EBM GUILHERMINA V. FERREIRA | 4.7 | 4.8 | 5.4 | |
EBM ALZIRINHA DA SILVA CORREA | 4.7 | ** | 5.5 | |
EBM EVALDO DRANKA | 4.5 | 4.1 | 5.3 |
|
Meta Projetada | IDEB OBSERVADO | META PROJETADA | ||
ESCOLAS ESTADUAIS | 2015 | 2015 | 2021 | ||
EEF SAGRADO CORACAO DE JESUS | 6.0 | 6.2 | 6.7 | ||
EEB JOAO JOSE DE S CABRAL | 5.5 | 5.8 | 6.2 | ||
EEB PROF MANOEL DA S QUADROS | 5.5 | 4.9 | 6.2 | ||
EEB JULIA BALEOLI ZANIOLO | 4.8 | 4.7 | 5.6 | ||
EEB IRMA MARIA FELICITAS | 4.7 | 4.4 | 5.5 | ||
EEB RODOLFO ZIPPERER | 4.3 | 3.5 | 5.1 | ||
EEB ALMIRANTE BARROSO | 5.7 | ** | 6.4 | ||
EEF GERTRUDES MULLER | 3.8 | ** | 4.6 |
ESTADO
Santa Catarina é o Estado mais bem avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do ensino fundamental. O Estado tirou 4,9, seguido de São Paulo, com 4,7. Já nos anos iniciais, SC ficou com média de 6,1 – o segundo melhor índice. O primeiro colocado é São Paulo com 6,2.
O QUE É O IDEB?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil.
Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para para as demais disciplinas do currículo escolar.
As provas que avaliam os estudantes são a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Saeb avalia, por amostragem, alunos do 5º e 9 º anos do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio, em matemática e português, de escolas públicas e particulares.
Já a Prova Brasil é um exame nacional de português e matemática aplicado ao 5º e 9 º anos de escolas públicas.
QUAL RESULTADO SE PRETENDE ATINGIR?
A meta do Plano de Desenvolvimento da Educação é que o Ideb do Brasil seja 6 em 2022. Esta média é um padrão definido como aceitável para os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o clube das 34 nações mais desenvolvidas.
Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças.
Os dados demonstram o resultado da turma e ajudam professores a analisar em que nível de aprendizado os estudantes se encaixam. Para cada nível, o MEC sugere o assunto que o aluno deveria dominar.