Secretário Hilário Kath, e o ouvidor, Ricardo Souza de Oliveira, estiveram na segunda-feira, 25, na Câmara de Vereadores
O secretário do Meio Ambiente de Canoinhas, Hilário Kath, e o ouvidor, Ricardo Souza de Oliveira, ocuparam a tribuna livre da Câmara de Vereadores na segunda-feira, 25, a fim de apresentarem informações sobre as atividades realizadas pelos dois setores.
Kath falou sobre o trabalho de roçadas realizado pela pasta nas unidades escolares, postos de saúde, espaços públicos como praças, Parque de Exposições Ouro Verde, rodoviária e ruas. “Além do cuidado com jardins. Temos mais de 40 no município que são cuidados pela nossa equipe”, informou Kath.
O secretário explicou sobre o funcionamento da coleta de lixo orgânico e seletiva, urbana e rural. “Precisamos da colaboração de todos para que o lixo seja separado adequadamente. Diariamente são descartadas incorretamente, no lixo comum, de quatro a cinco toneladas de lixo reciclável. Perdemos mais de 100 toneladas de material por mês”, lamentou. A falta de consciência traz problemas ambientais e sociais para Canoinhas. “Somente este material perdido poderia ser revertido em renda para mais uma cooperativa de recicladores”, comparou.
Kath falou ainda sobre o trabalho de educação ambiental realizado nas escolas em alusão ao Dia Mundial da Água e sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.
OUVIDORIA
Oliveira apresentou dados sobre os principais assuntos manifestados junto à ouvidoria. Em 2018, foram 53 manifestações, sendo que 41,51% dos atendimentos foram prestados aos cidadãos que buscavam algum tipo de informações. Denúncias, reclamações, sugestões e elogios também chegaram.
A ouvidoria é o canal de comunicação direta entre a sociedade e a Administração Municipal e estimula a participação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados e na gestão dos recursos públicos. Ela desempenha o papel de mediadora entre as secretarias municipais e os cidadãos. Além da ouvidoria, o governo do município responde ao cidadão via imprensa, por meio do site da prefeitura, pelo Portal de Acesso à Informação e no atendimento realizado diretamente nas secretarias, fundações, departamentos e gabinete. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde conta com ouvidoria própria.
Canoinhas melhorou muito quando o assunto é transparência. É o que afirma o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), com a divulgação da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. A nota da EBT para a atual gestão aumentou para 8,17 (a transparência da gestão anterior foi avaliada pela CGU com a nota 3,33).
Oliveira informou ainda que “todas as manifestações recebidas foram tratadas com imparcialidade e encaminhadas para as secretarias ou setores competentes, que são responsáveis pelo fornecimento da resposta de acordo com as providências adotadas”.