Canoinhas receberá dois médicos cubanos via programa do Governo Federal

Em Irineópolis, Letícia Del Rosario Lozada Lopez atuará por três anos no município por meio do Programa Mais Médicos

Foto: Prefeito de Irineópolis e médica acompanhados da coordenadora do Programa de Estratégias da Saúde da Família, Daniela Ap. Fritzen Randig

Canoinhas deve receber nos próximos dias, dois médicos cubanos cadastrados no programa Mais Médicos, do Governo Federal. Projeto de lei para pagamento de salário de R$ 1,4 mil mensais e mais R$ 500 de alimentação foi aprovado em primeira votação nesta segunda-feira, 17, na Câmara de Vereadores de Canoinhas. O projeto vai à segunda votação nesta terça-feira, 18.

 

IRINEÓPOLIS

Na manhã de sexta-feira, 14, o prefeito, Juliano Pozzi Pereira recebeu em seu gabinete a médica cubana Letícia Del Rosario Lozada Lopez, 46 anos, que atuará por três anos no município por meio do Programa Mais Médicos. Letícia possui uma experiência médica de 22 anos e já trabalhou em Cuba, na África, em Guiné Equatorial e Gâmbia, tanto em hospitais como em policlínicas e também em consultórios de Atenção Básica.  Em Irineópolis prestará atendimento a população na Unidade de Saúde do Centro. A conversa no gabinete foi acompanhada pela coordenadora do Programa de Estratégias da Saúde da Família, Daniela Ap. Fritzen Randig.

Em entrevista ao informativo da prefeitura, o secretário interino de saúde, Francisko Eraldo Konkol, disse que essa é a uma boa notícia para o município. “A médica já está se adaptando e irá começar o atendimento a população dentro de alguns dias”, conta. Segundo ele, no início é possível que a população tenha dificuldades na comunicação com ela, mas tudo será uma questão de adaptação. “Letícia tem facilidade para se comunicar e já trabalhou em vários países no mundo, possui uma boa experiência e irá fazer um bom trabalho no município. Esse é o nosso objetivo, que essa profissional desenvolva um trabalho de qualidade e nos ajude a melhorar a saúde do município”, frisou.

 

MAIS MÉDICOS

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde.A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil. Os médicos atuarão na atenção básica, ou seja, nas Estratégias Saúde da Família. O salário deles é pago pelo Governo Federal, o custo para o município é somente de moradia e alimentação.  Bela Vista do Toldo,  Mafra e Papanduva também contam com a presença de médicos cubanos do Programa.

Rolar para cima