Canoinhas receberá dois espetáculos teatrais em julho

Há 16 anos na estrada, o projeto do Sesc SC fomenta as artes cênicas e valoriza a cultura local

 

CORREÇÃO: até às 15h46 de 23/6, o JMais informou erroneamente que Canoinhas receberia três espetáculos

 

A partir desta quinta-feira, 23, até 23 de julho, o Sesc realiza a Mostra de Teatro EmCenaCatarina em 26 cidades do Estado. Nos minifestivais são apresentados gratuitamente os três espetáculos selecionados nesta edição: “UZ”, da Cia La Vaca, de Florianópolis; “Fadas”, da Essa é Cia de Teatro, de Joinville; e “Todo Passa”, Cia de La Curva, de Chapecó. Há 16 anos na estrada, o EmCenaCatarina é o maior projeto de circulação de espetáculos de teatro de Santa Catarina, que fomenta as artes cênicas e valoriza a cultura local.

A programação inicia em São José nesta quinta, 23, e passa por Canoinhas e Porto União entre 21 e 23 de julho. A agenda detalhada pode ser consultada no site www.sesc-sc.com.br.

Os espetáculos que circulam neste ano se destacam pela variedade de linguagens. “UZ”, da Cia La Vaca, teatro de palco italiano, é uma tragicomédia satírica sobre as relações entre família, sociedade e religião, fruto da parceria entre o diretor Renato Turnes com o dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón. “Fadas”, teatro infantil de animação de objetos, da Essaé Cia de Teatro, é um espetáculo repleto de poesia, que conta a história de uma menina recompensada com um dom de expelir pedras preciosas e diamantes por meio de suas doces palavras. “Todo Passa”, teatro de rua e palhaçaria, da Cia de La Curva, é uma comédia sobre um minicirco, uma Kombi, o tempo, a esperança e o amor, que mostra um ex-domador de pulgas e seu encontro com uma andarilha, que pode mudar sua vida.

O EmCenaCatarina foi criado pelo Sesc para promover e divulgar os trabalhos produzidos por grupos catarinenses que se dedicam ao teatro e à dança, e tornou-se referência nacional como projeto de difusão e desenvolvimento das artes cênicas. A cada ano, três grupos de teatro ou dança de Santa Catarina são selecionados para compor o circuito, levando gratuitamente um recorte do melhor da produção local na linguagem, em apresentações gratuitas. Desde o ano passado, a ação acontece em formato de mostras de teatro.

Ao longo da trajetória do evento, foram mais de 70 espetáculos e 800 apresentações. Em Santa Catarina o EmCenaCatarina foi fundamental para o desenvolvimento de vários dos mais importantes grupos, desenvolvendo e ampliando o mercado, bem como valorizando a produção local”, destaca Maria Teresa Piccoli, coordenadora de cultura do Sesc. “O projeto possibilita anualmente que a população de muitas cidades tenha acesso a espetáculos que se não fosse pelo Sesc, muito dificilmente chegariam a suas localidades”.

 

PROGRAMAÇÃO EM CANOINHAS

Canoinhas

21/07: “UZ”, Cia La Vaca – Cine Teatro Ópera, em Porto União

22/07: “Fadas”, Cia Essaé – 19h30, no IFSC Canoinhas

23/07: “Todo Passa”, Cia de La Curva – 15h no Sesc Canoinhas

 

MAIS SOBRE OS ESPETÁCULOS

EmCenaCatarina_UZ - Foto Cristiano Prim - Elenco“UZ”, com Cia La Vaca, de Florianópolis

A peça é uma sátira ao fundamentalismo, fruto da parceria entre o diretor Renato Turnes com o dramaturgo uruguaio Gabriel Calderón. Na trama, os habitantes de UZ vivem em paz, guiados pelos ensinamentos da Igreja. Até que um dia, Grace, a mais virtuosa dentre as mulheres, escuta a voz de Deus, que lhe ordena matar um de seus filhos. Obcecada em cumprir a ordem divina, Grace instaura o caos na antes pacata cidadezinha. O marido transforma-se, o pastor revela-se e os vizinhos se desesperam diante da realidade que Grace os faz enxergar. Deus criou o mundo em sete dias. Quantos dias levará Grace para destruí-lo?

Duração: 95 minutos.

Indicação etária: 14 anos.
VEJA MAIS AQUI

 

+ Sobre o grupo: La Vaca é uma companhia brasileira de teatro criada por Milena Moraes e Renato Turnes. Desde 2008 a companhia desenvolve projetos que se caracterizam por apresentar  autores da nova cena latino-americana às plateias brasileiras. Os espetáculos da La Vaca investigam linguagens e temáticas contemporâneas, novas dramaturgias, formas alternativas de produção e exploram tanto o palco tradicional quanto espaços não-convencionais no intuito de criar experiências cênicas de impacto, que estabeleçam uma relação viva entre público e artistas.

+ www.cialavaca.com

 

EmCenaCatarina_Fadas_foto_Rodrigo ArsegoFADAS, Essaé Cia de Teatro (Joinville/SC)

Fadas conta a história de uma menina que é recompensada com um dom de expelir pedras preciosas e diamantes através de suas doces palavras. Repleto de poesia e apropriando-se da linguagem do teatro de objetos, o espetáculo fala sobre escolhas, julgamentos e sonhos que constituem a trajetória da personagem, mas também de todas as pessoas.

Duração: 35 minutos.

Indicação etária: acima de 9 anos.

VEJA MAIS AQUI

 

+ Sobre o grupo: A Essaé Cia. surgiu em Joinville em fevereiro de 2010 com o objetivo abordar diversas linguagens cênicas e optar por trabalhar com diretores convidados. Seus integrantes possuem formação superior em Teatro em universidades da região de Blumenau e Londrina. Desde de sua fundação a Cia já tem participações em eventos, projetos e festivais nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, atingindo um público de mais de 15 mil espectadores. Em seu formato atual conta com 3 núcleos distintos de pesquisa artística sendo estes “Linguagens do Corpo”, “Atuação e Clown” e “Formas Animadas e Contação de Histórias”, onde seus espetáculos estão incluídos. O repertório atuais com 4 espetáculos destacando-se a produção para crianças com formas animadas e contação de histórias.

 

EmCenaCatarina_TodoPassa”_Cia de La Curva_Divulgação“Todo Passa”, Cia de La Curva (Chapecó/SC)

Um ex-domador de pulgas e seu encontro com uma andarilha que pode mudar sua vida. Uma comédia sobre um minicirco, uma Kombi, o tempo, a esperança e o amor.

A história começa com a apresentação do circo de pulgas Cambalache sendo interrompida por uma autoridade, que comunica um novo decreto onde os cachorros foram emancipados a figuras sagradas e qualquer ser que explore os cães são considerados foras da lei. Desta maneira, fica proibido circo de pulgas, bandas com pulgas, pulgas dos famosos e afins. A partir deste momento, o Sr. Cambalache fica sem suas pulgas, sem emprego e sem motivação. Muito tempo depois ele se encontra com uma palhaça andarilha que irá interferir profundamente no seu modo de viver.

Duração: 50 minutos.

Indicação etária: Livre.
VEJA MAIS AQUI

+ Sobre o grupo: A Cia De La Curva é uma companhia teatral circense, com seis anos de trajetória e mais de 15 anos de experiência profissional, o foco do grupo é a comicidade.

Rolar para cima