A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgou no final desta sexta-feira, 20, que estão confirmados 145 casos de dengue em Santa Catarina em 2015. Depois de Três Barras ter registrado um caso de dengue contraído fora do município, agora Canoinhas também figura no relatório com um caso.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Canoinhas, o paciente contraiu a dengue em Goiás, quando passava férias em Goiânia, capital do Estado. Ao retornar, no começo do mês, sentiu os sintomas da doença e procurou um médico que diagnosticou o vírus. O paciente, no entanto, já passou da fase de contaminação e está trabalhando sem mais nenhum sintoma da doença.
OS CASOS
Do total, 117 foram transmitidos dentro do próprio Estado (autóctones), todos infectados em Itajaí – 115 residentes em Itajaí, um morador de Balneário Camboriú e outro de Blumenau, mas que contraíram a doença em Itajaí.
O boletim também mostra que há o registro de 23 casos importados (contraídos fora do Estado), registrados em residentes de Araranguá (1), Balneário Barra do Sul (1), Blumenau (1), Braço do Norte (1), Brusque (1), Canoinhas (1), Florianópolis (2), Guaramirim (1), Itajaí (1), Joinville (1), São Francisco do Sul (1), São José do Cedro (1), São José (3), Três Barras (1), Xanxerê (1) e de moradores de outros locais do Brasil (5). Há, ainda, cinco casos confirmados da doença pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) que estão em investigação pelos municípios para determinar o local de transmissão em Brusque (1), Itajaí (2) e Joinville (2). Outros 301 casos foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue. No Estado há 1.652 focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Entre os municípios, os que registram o maior número de focos são Chapecó (397), São Miguel do Oeste (196), Balneário Camboriú (168), Joinville (150), Itajaí (133), Xanxerê (98), Xaxim (77), Nova Itaberaba (46) e Itapema (40).