O Conselho de representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) esteve reunido em Canoinhas na manhã desta segunda-feira, 28. O encontro aconteceu no Santa Catarina Plaza Hotel e contou com a presença de empresários, lideranças e também do prefeito de Canoinhas, Beto Faria, que representou Hugo Lembeck, prefeito de Taió, presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
O prefeito Beto Faria falou sobre o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS), da Fecam, uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município, considerando o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões Sociocultural, Ambiental, Econômica e Político-Institucional. “Esses indicadores representam uma questão desenvolvimentista e servem para que os gestores programem suas ações”, comentou o prefeito, que também falou do bom relacionamento com o Sindicato do Comércio Varejista de Canoinhas e Região (Sincovac).
Representando o presidente da Fecam, Faria assinou um convênio, que trata da elaboração e implementação conjunta de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável dos municípios catarinenses por meio Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS).
Entre as ações acordadas no termo, estão a elaboração de estudos e análises de dados setoriais visando subsidiar o planejamento e a implementação de políticas públicas locais que promovam o desenvolvimento sustentável; a formulação de propostas de políticas públicas voltadas a promoção do comércio, serviços e turismo, com sustentabilidade econômica e financeira; e a produção e publicação de obras e estudos científicos relacionados ao desenvolvimento sustentável dos municípios catarinenses.
Para o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, a parceria proporciona o melhor entendimento das especificidades do comércio das diferentes regiões de Santa Catarina, com mais informações e construção de indicadores relacionados à área de atuação da entidade. “Isso melhora a capacidade de atuação política da Fecomércio e dos seus Sindicatos, que podem atuar propositivamente junto ao poder público municipal, resultando em melhores condições para os negócios e maior produtividade para o setor”, ressalta o presidente da Fecomércio.