Evento acontece ao longo do dia na sede social do Canoinhas Tênis Clube
Canoinhas está sediando nesta sexta-feira, 2, o Seminário Deficiência Intelectual e Múltipla: Diferentes Perspectivas. O evento é promovido pela Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa (Alesc).
A abertura ocorreu no início da manhã e contou com a presença do prefeito Beto Passos, que disse em sua fala que “no mundo de hoje falta mais doçura. Falta mais sorriso e nós encontramos estes sentimos dentro das Apaes porque o trabalho multidisciplinar vai muito além da questão profissional; é uma questão de amor”.
O seminário está sendo realizado na sede social do Canoinhas Tênis Clube e conta com a participação de envolvidos pela causa de todo o estado. Deputados estaduais também estão presentes – entre eles o presidente da Alesc, Silvio Dreveck (PSD).
O conceito de deficiência intelectual adotado atualmente foi instituído pela American Association on Intelectual and Developmental Disabilities (AAIDD) como “Incapacidade caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo e está expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos dezoito anos de idade”. Com o objetivo de debater as novas perspectivas da abordagem profissional com deficientes intelectuais e múltiplos e fomentar a discussão de temas como inclusão e políticas públicas, a Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira” por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a APAE de Canoinhas, Conselho Regional das APAEs do Planalto Norte e Câmara de Vereadores de Canoinhas, está realizando o Seminário Deficiência Intelectual e Múltipla: diferentes perspectivas. O público-alvo do evento são profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, representantes de entidades sociais e autoridades envolvidas com os direitos da pessoa com deficiência na esfera municipal e estadual.