Nesta quinta-feira, 18, lembra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
Canoinhas tem uma média de 50 denúncias mensais de abusos cometidos contra crianças e adolescentes. Só em abril foram 46 denúncias, apenas uma de cunho sexual. As demais são das mais variadas origens, mas geralmente estão ligadas aos pais ou responsáveis.
O responsável pelo Centro de Referência da Assistência Social (Creas) de Canoinhas, Fernando Seleme, diz que a data é importante para se lembrar às pessoas da necessidade de se denunciar casos suspeitos. “A ligação é gratuita no disque 100 e o sigilo do denunciante é garantido”, afirma.
Há, ainda, outros canais de denúncia como o Conselho Tutelar (3627-2280), Delegacia (3622-4080) e Polícia Militar (3627-4100 ou 190).
Quando as denúncias chegam à Polícia pelo disque 100, são imediatamente repassadas ao Conselho Tutelar, que faz a checagem domiciliar. Constatado o indício de abuso, a criança é retirada temporariamente do convívio com o suposto agressor. Há casos em que o agressor é quem sai de casa.
Depois, inicia-se uma investigação a cargo da Polícia Civil. A criança abusada é encaminhada para o Creas, onde recebe atendimento psicológico até o desfecho da investigação.
Para marcar a Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, haverá panfletagem no portal de acesso a Canoinhas na manhã desta quinta-feira, 18.
17 SINAIS DE QUE A CRIANÇA POSSA ESTAR SENDO ABUSADA
1 – Crianças extremamente submissas
2 – Crianças extremamente agressivas e antissociais
3 – Crianças pseudo-maduras
4 – Crianças com brincadeiras sexuais persistentes, exageradas e inadequadas
5 – Crianças que frequentemente chegam muito cedo à escola e dela saem tarde (num esforço inútil de escapar da situação do lar)
6 – Crianças com fraco ou nenhum relacionamento com seus pares e com imensa dificuldade de estabelecer vínculos de amizade e com falta de participação nas atividades escolares e sociais
7 – Crianças com dificuldade de concentração na escola
8 – Crianças com queda repentina no desempenho escolar
9 – Crianças com total falta de confiança nas pessoas, em especial nas pessoas com autoridade
10 – Crianças com medo de adultos do sexo oposto ao seu
11 – Crianças com comportamento aparentemente sedutor com pessoas adultas do sexo oposto ao seu
12 – Crianças que fogem de casa
13 – Crianças com sérias alterações do sono (como em geral os abusos são feitos na cama, se estabelece o medo de dormir e sofrer o ataque )
14 – Crianças com depressão clínica
15 – Crianças com ideias suicidas
16 – Crianças com comportamentos de automutilação
17 – Crianças com imensos sentimentos de culpa em relação a tudo