Canoinhas terá Centro Regional de Treinamento da Defesa Civil

Centro terá uma sala de situação com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, inclusive com reuniões através de videoconferência                               

 

A Defesa Civil do Estado vai implantar um novo sistema de proteção e defesa do cidadão. Para isso, serão construídos 20 Centros Regionais de Treinamento Operação e Sala de Situação – Centros Regionais – em Santa Cataria até 2017, um deles em Canoinhas. Os centros vão ser instalados nos municípios sedes dos coordenadores regionais da Defesa Civil SC. Em Florianópolis, a estrutura ficará junto ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres – Cigerd, que já está em construção. Todos os centros estarão interligados ao Cigerd.

Os centros regionais vão servir de abrigo para os coordenadores de cada região no Estado. Ainda, vão conter uma sala de situação com tecnologia e agilidade no repasse de dados para a base, em Florianópolis, inclusive com reuniões através de videoconferência. De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, durante um desastre natural, a estrutura possibilitará espaço adequado para gestão do evento em andamento. “Autoridades vão se concentrar no local para definir ações e estratégias durante a operação, desenvolver os planos emergenciais e protocolos de operação”, diz. A intenção é que todos os centros regionais estejam prontos até maio de 2017 quando o Cigerd também estará operando na Capital.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil de Canoinhas, Edson Antocheski, no próximo dia 28 o coordenador estadual da Defesa Civil estará em Canoinhas para acertar a compra de um terreno onde será construída a sede. “Teremos mais estrutura, mais condições de trabalho, inclusive com um ônibus que será um radar móvel, só para a região”, comemora Antocheski.

 

Rolar para cima