Uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Canoinhas e da Epagri está desenvolvendo um projeto que visa incentivar a piscicultura no município. O projeto deverá ser apresentado nos próximos dias na Câmara de Vereadores como um Programa Municipal de Incentivo a Piscicultura. Sendo aprovado no poder Legislativo, o programa será colocado em prática como uma política pública.
Uma das ações, dentro do programa, é a Feira do Peixe Vivo, que acontecerá todas as quartas-feiras no período da quaresma, na Praça Oswaldo de Oliveira, junto à feira municipal, das 8 às 12 horas. Poderão ser adquiridos tilápias, bagres, carpa capim, carpa cabeçuda, carpa húngara e catfish. Todos os peixes são criados em Canoinhas e serão vendidos vivos.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Rural, a feira está liberada pelos órgãos competentes, inclusive com médico veterinário responsável. O secretário Joercio Mielke comentou que a piscicultura é mais uma alternativa de diversificação da propriedade, tendo um bom rendimento financeiro, desde que se crie tecnicamente.