Vítima era condutor de uma Saveiro com placas de Canoinhas

Silvio Martins, 53 anos, morreu em uma grave acidente entre dois veículos, na BR 280, na localidade de Bonetes, na tarde desta quinta-feira, 3. Ele dirigia uma Saveiro, com placas de Canoinhas, que colidiu contra um caminhão caminhão Mercedez, tipo caçamba, também com placas de Canoinhas.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Canoinhas, a informação inicial era de que havia duas vítimas no local do acidente e que uma delas estava presa às ferragens, e devido a gravidade do acidente, foram acionadas duas equipes de socorro e solicitado o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade de Bela Vista do Toldo.
Uma das pistas ficou bloqueada e segundo o relato dos socorristas, havia muito óleo diesel derramado sobre a faixa de rolamento. De imediato, os bombeiros iniciaram o gerenciamento dos riscos, controle do trânsito e traçaram uma rotina de resgate e atendimento.
A Saveiro, com placas de Canoinhas, estava fora da pista com a frente totalmente destruída. Com o veículo estabilizado, os bombeiros fizeram a primeira abordagem. No banco do motorista estava o canoinhense de 53 anos, politraumatizado, com ausência total de sinais vitais e preso às ferragens.
No banco do carona, estava uma jovem de 19 anos, que estava consciente, orientada, porém, com ferimentos leves no couro cabeludo e na rosto e apresentava um corte no lábio. A jovem queixava-se de dores na coluna cervical e apresentava uma suspeita de fratura da clavícula direita. A vítima foi imobilizada e retirada nos padrões de resgate veicular – ângulo de 90°, em maca rígida longa. Em seguida, a equipe do Samu de Bela Vista do Toldo chegou no local e assumiu o atendimento da jovem, que foi conduzida até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas.
O caminhão, que também era de Canoinhas, estava parcialmente fora da pista – na ribanceira. Com a força da colisão, a cabine do caminhão foi basculada e o motor da Saveiro estava embaixo dos rodados do caminhão. O óleo que estava sobre a pista, era do tanque do caminhão, que se rompeu.
O condutor da caçamba, de 52 anos, já estava fora do veículo, consciente e orientado, apresentando sinais vitais normais e escoriações nas mãos. Ele queixava-se de dores na lateral do abdômen, porém, não quis ser conduzido para atendimento médico e assinou o termo de recusa.
Os bombeiros isolaram uma das pistas com cones de sinalização, dando fluxo ao trânsito em uma das faixas. Foi efetuada a lavação do trecho onde continha óleo e espalhado serragem sobre o asfalto para absorção do óleo.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) assumiu a ocorrência e uma das equipes do Corpo de Bombeiros permaneceu no local até a chegada do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Porto União. Com a chegada do IGP, a equipe do caminhão de resgate ABTR-124 realizou a retirada do corpo do motorista da Saveiro e entregou aos cuidados da equipe de perícia.
Martins era morador da localidade de Alto de Pinheiros, interior de Canoinhas. Ele deixa mãe, esposa, filhos e demais familiares e amigos.