Com o objetivo de “legitimar a vontade do povo”, deve sair às ruas neste sábado, 15, o Movimento #CarasPintadas, idealizado em Canoinhas por Rodrigo de Goes Pereira Carvalho e Marlon Mayer.
A exemplo dos protestos de junho de 2013, uma caminhada está programada para começar às 16h30 a partir da Praça do Centenário, ao lado da Igreja Matriz Cristo Rei.
Dos 1,9 mil convidados, até a manhã deste sábado havia 109 pessoas confirmadas no evento marcado pelo Facebook.
Na página criada pelo movimento, os organizadores se dizem defensores da liberdade:
“Queremos a nossa nação livre de representantes corruptos. Queremos a nossa nação livre do voto de cabresto e compra de votos. Queremos o nosso país livre da manipulação do voto. Queremos a nossa nação livre do aparelhamento das Instituições. Queremos crescer economicamente livre da tributação excessiva.”
Para conquistar essa liberdade, os organizadores definem três eixos que correspondem às sonhadas reformas política, eleitoral e tributária, além da efetiva fiscalização das posses das famílias dos representantes políticos antes, durante e depois do mandato.
O movimento, que se diz apartidário, pede ainda a aprovação da PEC 352/2013, que acaba com a reeleição do presidente da República, dos governadores e prefeitos; põe fim ao voto obrigatório, que se torna facultativo; e muda as regras das coligações eleitorais, com o fim da obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, municipal ou distrital.