Celebrações e missas estão canceladas em toda a Paróquia Santa Cruz

Paróquias da região também estão seguindo as mesmas orientações repassadas pela Diocese de Caçador

 

 

A Paróquia Santa Cruz de Canoinhas cancelou as missas e celebrações marcadas para os próximos dias, de acordo com as determinações do bispo diocesano Dom Severino Clasen, que vai ao encontro das determinações dos governos estadual e municipais. Nesta quarta-feira, 18, estavam marcadas missas na Matriz Cristo Rei, no Perpétuo Socorro e no Hospital Santa Cruz. Todas foram canceladas. A Igreja Matriz Cristo Rei permanecerá aberta durante o dia para quem quiser rezar, porém, não serão feitas celebrações com público.

 

 

 

Padre Miguel Dobryschtop, falou em nome dos padres vigários Ludovino Labas, Antonio Zago e do pároco Valcir Barronchello, no programa A Hora Paroquial, da Rádio Clube de Canoinhas na tarde desta quarta-feira, dia da semana em que o programa é reservado a Paróquia Divino Pai Eterno de Bela Vista do Toldo.

 

 

 

 

 

“Cabe a mim repassar o que nos foi orientado, pedido e acordado entre nós padres vigários e do Padre Valcir – nosso pároco. Queremos comunicar para todas as nossas comunidades e lideranças, que em sintonia e consonância com as orientações da nossa diocese, do nosso bispo Dom Severino, diante dos decretos e orientações do poder público, tanto estadual quanto municipal, nós também estamos cancelando por tempo indeterminado todas as atividades públicas, ou seja, todos os eventos, momentos celebrativos tais como missas, cultos, via sacra, reza do terço, novena. Atividades em grupo, em comunidade, estão cancelados, até que venha ordem contrária, tanto do bispo como do poder público. Não teremos mais celebrações a partir de hoje com público, nem catequese, nem reuniões, nem encontros e retiros até segunda ordem”, alertou padre Miguel.

 

 

 

 

 

Apesar de não haver celebrações, o sacerdote orientou os fiéis de que as orações em casa devem continuar e do cuidado com a higiene. “A oração em família (já que agora teremos a oportunidade de estarmos mais em família) deve ser feita. Não vamos a escola, não vamos ao trabalho, então não vamos ficar em casa cada um no WhatsApp, fechados e isolados no quarto, mas que possamos conversar mais, dialogar mais, aprender um pouco a reaviver aquilo que antigamente se vivia. Não esqueça! O álcool gel é importante, esperamos que ele não falte, mas também aquele sabão de pedra que a vovó fazia, água e sabão para lavar as mãos, e não só uma vez por dia, mas todo momento que você achar oportuno, são coisas práticas que devemos fazer”, pediu o sacerdote.

 

 

 

 

 

Finalizando, padre Miguel tranquilizou os fiéis. “Continuamos como padres, continuamos como lideranças rezando uns pelos outros como pede o Papa Francisco: cuidado com a casa comum, cuidado com o outro. E você lave as mãos, não saia de casa, isso vai fazer com que você ajude a tua família e a do outro também. Não criemos pânico. Sabemos que Deus é vida, que Deus cura e que Deus salva, mas nós seres humanos, para recebermos o dom da cura, para receber a orientação, precisamos fazer a nossa parte. Não podemos cruzar os braços, precisamos sim dobrar os joelhos e rezar. Que Deus os abençôe e que a Santa Cruz seja o sinal que vem para salvar e para nos libertar”, terminou.

 

 

 

 

 

Paróquias da região, como a de Bela Vista do Toldo (Divino Pai Eterno) e de Três Barras (São João Batista), estão seguindo as mesmas orientações. Se for possível, algumas celebrações dessas paróquias poderão ser transmitidas pelo Facebook e redes sociais, porém, sem público, somente o sacerdote e equipe de liturgia.

 

 

CONFIRA O VÍDEO PUBLICADO PELA DIOCESE DO DECRETO DO BISPO DOM SEVERINO

 

 

Leia abaixo, nota publicada pelo bispo Dom Severino, com as orientações a todas as comunidades.

 

DOM SEVERINO CLASEN,
DA ORDEM FRANCISCANA

POR GRAÇA DE DEUS E MERCÊ DA SÉ APOSTÓLICA

BISPO DIOCESANO DE CAÇADOR

Ao Povo de Deus presente na Diocese de Caçador!

Diante da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus e num profundo senso de corresponsabilidade,

Tendo presente os Decretos emanados pelo Poder Público,

Ouvido o parecer de colaboradores da Cúria Diocesana e autoridades sanitárias,

Objetivando salvaguardar a vida e o bem estar da população em geral,

 

DECRETAMOS

Até segunda ordem, a suspensão

Imediata da catequese com crianças, jovens e adultos
Todas as vivências, encontros, celebrações e ritos do Processo de Iniciação à Vida Cristã (IVC), igualmente estão suspensas.
Da visita a doentes e idosos, exceto em casos de extrema necessidade,
De todas as atividades pastorais: reuniões, formações, celebrações, programadas em calendário diocesano e paroquial;
De todas as celebrações eucarísticas ordinárias com fiéis. Entretanto, em todas as paróquias, celebrem os presbíteros, diariamente, a Santa Missa, de forma privada, em favor do Povo de Deus (cf. Cân 904). Os presbíteros, especialmente os párocos e vigários paroquiais, dediquem-se, com zelo, ao cuidado dos seus fiéis, nesse momento em que a presença do pastor é tão necessária;
As celebrações poderão ser acompanhadas pelos fiéis, pelos meios de comunicação, tais como: TV, Rádio, WEB Rádio, Facebook ou outras mídias;
Quanto às celebrações da Semana Santa, ocorrerão, igualmente, sem a presença de fiéis. Os padres receberão orientações sobre o como proceder. A Missa do Crisma ocorrerá em Videira (Paróquia Imaculada Conceição), sem a presença de fiéis e reduzido número de sacerdotes. A mesma será transmitida para toda Diocese via Facebook e/ou outras mídias.
As Igrejas estarão abertas durante o horário de expediente. No entanto, deverão estar limpas, iluminadas e ventiladas. Sempre disponibilizar o álcool em gel à entrada da mesma.
As secretarias paroquiais e a Cúria Diocesana, estarão apenas com expediente interno e o atendimento, estritamente necessário, será apenas com hora marcada. Igualmente, disponibilize-se álcool em gel, para a devida assepsia.
As celebrações da Via Sacra, Procissões, Novenas, bem como as celebrações penitenciais nas igrejas, igualmente estão suspensas.
Ao fiel que deseja confessar-se, preferencialmente o seja em espaço amplo e ventilado, mantendo-se a prudente distância recomendada entre o Confessor e Penitente.
Vivamente, orienta-se que os fiéis e respectivas famílias dediquem-se intensamente à oração, especialmente a Leitura Orante da Palavra de Deus, o Santo Rosário, Ladainhas e outras práticas devocionais recomendadas pela Igreja.
Quanto ao Sacramento do Batismo, seja celebrado apenas em caso de extrema necessidade.
A respeito da celebração do matrimônio, orienta-se a transferência de datas ou a realização da cerimônia apenas diante do sacerdote/diácono e de duas testemunhas.
No caso de exéquias, realize-se preferencialmente no cemitério, em local aberto e ventilado.
Estas nossas letras passam a vigorar a partir de sua publicação nos veículos oficiais de nossa Diocese. Dentro do espírito quaresmal, em verdadeira atitude samaritana, nos solidarizamos com todos os acometidos por esta enfermidade. Bem como, elevamos preces ao Senhor da Vida a fim de que esta pandemia seja debelada o quanto antes. Igualmente, suplicamos as luzes do alto às autoridades civis e profissionais da saúde a fim de encontrarem os caminhos adequados para a superação desta pandemia.

Dado e passado em Caçador, sob sinal e selo de nossas armas, aos 18 dias de março do ano do Senhor de 2020.

 

 

 

+ Dom Frei Severino Clasen, ofm

Bispo Diocesano

 

Padre Fábio Costa Farias

Chanceler

Reg. Lv. Prot. II 33/2020.

 

 

Rolar para cima