O plano de manejo da Flona Três Barras foi aprovado em dezembro de 2016, mas não foi efetivado
Nesta quarta-feira, 13, o deputado federal Darci de Matos (PSD) esteve em audiência com o chefe do Serviço Florestal Brasileiro,Valdir Colatto, para tratar de uma demanda antiga da região norte do estado que é Manejo Florestal Sustentável da Floresta Nacional de Três Barras (Flona).
O pedido é para que essa área seja explorada dentro dos mecanismos de sustentação do ecossistema a fim de possibilitar aos municípios da região a utilização do pinus e eucalyptus, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.
Durante a conversa, o chefe do Serviço Florestal sinalizou que será aberto um edital de licitação pública para administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais. De acordo com Colatto, os recursos adquiridos serão destinados aos municípios, Estado e União.
“Essa demanda é muito importante para as prefeituras da região, pois o recurso arrecadado por parte deste manejo sustentável fortalecerá a economia regional já que os municípios passam as dificuldades financeiras”, disse Matos.
DEMANDA
A tentativa de liberar a Flona para manejo é antiga. O plano de manejo da Flona Três Barras já tinha sido aprovado em dezembro de 2016. No ano passado, o então deputado Mauro Mariani (MDB) já tinha tentado iniciar o processo, mas sem sucesso. Também no ano passado o então secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, se reuniu com o presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, em Brasília. De concreto, no entanto, nada foi efetivado até agora.