Chega ao Brasil movimento que combate financiamento de fake news

Objetivo é alertar empresas que seus anúncios podem estar aparecendo em sites que propagam mentiras

 

 

 

Com origem nos Estados Unidos, foi implantado na semana passada no Brasil o movimento Sleeping Giants’. A proposta é alertar empresas que seus anúncios podem estar aparecendo em sites que propagam notícias falsas. Por questão de segurança, o criador do perfil no país preferiu não se identificar.

 

 

 

O fundador da iniciativa nos EUA, o publicitário Matt Rivitz, recebeu ameaças de morte.

 

 

 

Telecine, Dell, Submarino e Banco do Brasil foram algumas das empresas que se manifestaram afirmando interesse em avaliar as práticas de anúncios.

 

 

 

O portal de notícias Jornal Cidade Online foi apontado por agências especializadas em checar informações, de que estaria publicando conteúdo mentirosos durante a campanha de Jair Bolsonaro, como um suposto apoio de Ciro Gomes ao atual presidente.

 

 

 

As empresas que manifestaram interesse em dar atenção ao tema, foram informadas que tinham publicidade no Jornal Cidade Online.

 

 

 

O sistema digital do Google é o responsável pela exibição dos anúncios permitindo a inclusão de filtros, por parte da empresa contratante.

 

 

 

Segundo a Sleeping Giants Brasil ela não boicota as contas, mas faz o alerta as empresas. “Muitas empresas não sabem que isso acontece, é hora de informá-las”, diz o texto do perfil.

 

Rolar para cima