A chuva de granizo que caiu na noite de terça-feira, 15, no Planalto Norte catarinense e Sul do Paraná, prejudicou agricultores do interior de Canoinhas. Em Santo Antonio dos Wossgrau, o fumicultor Sidney Popokievicz relatou que perdeu toda a plantação de fumo. “Havíamos plantado a safra não tinha nem 20 dias. Perdemos tudo”, relatou. Para piorar, não existe sementes no mercado. “Agora é só esperar a próxima safra”, lamenta.
O granizo que caiu em Santo Antonio dos Wossgrau, Canta Galo, Santa Leocádia, Paula Pereira e Sereia tinha o tamanho de bolas de tênis. Animais também se machucaram com as pedras. Pássaros mortos foram encontrados por Popokievicz nos arredores de sua propriedade.
Além de lavouras de fumo, milho e cebola também foram prejudicadas pelo granizo. O temor dos agricultores é de que novas intempéries prejudiquem as culturas que não foram prejudicadas pelo granizo.
VEJA FOTOS DO ESTRAGO PROVOCADO PELO GRANIZO NO INTERIOR DE CANOINHAS:
PREVISÃO
Nesta quinta-feira, 15, uma frente fria no RS provoca chuva com temporais em SC, com pontuais entre 40 e 50mm. A chuva se estende em forma de pancadas isoladas para o Planalto Norte, entre a tarde e noite, com acumulado de 20 a 30 mm em média. A temperatura estará elevada, aumentando o risco de temporais localizados com chuva forte, ventania e queda de granizo no Estado.