Chuva deve se prolongar até quinta-feira no Planalto Norte

Foto: Dia chuvoso em Canoinhas nesta terça, 25/Edinei Wassoaski/JMais

A chuva que começou a cair de forma inesperada na madrugada desta terça-feira, 25, deve se prolongar até quinta-feira, 27. A previsão é do Ciram/Epagri, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina.

A quarta-feira, 26, deve ser de nebulosidade variável pela manhã e de pancadas de chuva à tarde e à noite. A mesma previsão se mantém para quinta, 27.

A temperatura, no entanto, segue alta. Deve se manter entre 17 e 26 graus nos dois dias.

Na sexta-feira, 28, o sol volta a aparecer.

 

  VERÃO SERÁ MAIS QUENTE E SECO

Início do verão: 21 de dezembro às 20h03min

A previsão para o trimestre é de chuva próxima a abaixo da média climatológica em SC, com períodos de escassez de chuva e/ou estiagem, que podem comprometer a agricultura e pecuária, e o abastecimento de água especialmente das regiões Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.  Porém, eventos de chuva intensa podem ocorrer no verão e em qualquer outra época do ano, com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo, resultando em totais de chuva superiores à média climática mensal, o que, dependendo da vulnerabilidade da região, pode colocar a mesma em estado de atenção e/ou alerta.

Dezembro marca a transição entre a primavera e verão e a média de chuva no Estado varia de 130 a 170 mm, sendo mais frequentes na segunda quinzena. Em janeiro e fevereiro, o regime de verão já está estabelecido e as chuvas convectivas (curta duração) ocorrem com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada, e a média mensal é de 180 a 200mm.

As temperaturas devem manter a tendência dos últimos meses, acima da média climatológica no trimestre, com pelo menos duas a três ondas de calor mais intenso no verão, normal para época do ano.

Rolar para cima