Na região Oeste, pelo menos 8 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas da última semana
A região de Canoinhas segue com previsão de chuva intensa entre esta quarta e quinta-feira, 19 e 20, segundo o setor de Meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC). Áreas de instabilidade na atmosfera e um sistema de baixa pressão favorecem a ocorrência de temporais no estado. A chuva intensa começa pela região do Extremo Oeste ainda na tarde de quarta-feira, 19, e se espalha para as demais regiões entre a noite de quarta e madrugada de quinta. Além da chuva intensa, pode haver raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Canoinhas e as cidades da região estão na área laranja do mapa (veja abaixo), onde de acordo com a DCSC, o risco é alto para ocorrências associadas a temporais e chuvas intensas, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Ainda na sexta-feira, 21, a formação de uma nova frente fria deixa o tempo instável na maioria das regiões, com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. A partir da noite de sexta, aos poucos, o tempo volta a melhorar e o sábado, 22, será de sol com poucas nuvens em SC.
CHUVAS EM SC
Dos 16 municípios de SC que decretaram situação de emergência, 14 ficam na região Oeste. A chuva intensa da última semana já afetou pelo menos 8 mil pessoas no oeste catarinense. Prejuízos somam mais de R$ 53 milhões na região, segundo levantamento da Defesa Civil.
Há registros de transtornos em todo o Estado. No Vale do Itajaí, a barragem de Ituporanga transbordou no domingo, 16, e duas comportas foram abertas.
No Planalto Norte ainda não há registro de estragos ou inundações, porém, o solo encharcado começa a afetar a agricultura, principalmente as lavouras de fumo, onde as plantas ainda estão em fase de desenvolvimento.
Cidades que decretaram situação de emergência:
- Abelardo Luz
- Alfredo Wagner
- Bom Jesus
- Coronel Martins
- Entre Rios
- Galvão
- Ipuaçu
- Jupiá
- Lageado Grande
- Novo Horizonte
- Ouro Verde
- Passos Maia
- Rio das Antas
- São Domingos
- São Lourenço do Oeste
