Sábado terá períodos alternados com sol, mas no domingo volta a chover
A condição de chuva persiste em Santa Catarina nesta quinta-feira, 13, atingindo a maior parte do estado com intensidade moderada a forte no decorrer do dia, especialmente no Litoral.
O acumulado médio de chuva previsto é de 20mm a 40mm para o Planalto e Litoral. Essa condição estará associada à formação e deslocamento de uma frente fria por SC. A chuva diminui no Oeste e Meio-Oeste no decorrer da manhã.
Segundo a Defesa Civil de SC, às 9h desta quinta, o radar meteorológico de Lontras mostrava (imagem abaixo) áreas de instabilidade mais intensas provocando chuva moderada e isoladamente forte sobre o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Para esta sexta-feira, 14, a chuva diminui, mas ainda marca presença no Planalto Norte com céu bastante nebuloso e pancadas de chuva. A temperatura fica entre 16 e 25 graus.
Para o fim de semana, o sol aparece no sábado, mas há possibilidade de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura vai ficar entre 17 e 25 graus.
No domingo, 16, volta a chover com maior intensidade. Temperatura entre 20 e 24 graus.
RECOMENDAÇÕES
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.