Ouça podcast produzida pelo portal VVale sobre o caso
Há cinco anos, exatamente em 14 de março de 2015, a maior tragédia rodoviária envolvendo um só veículo foi registrada em Santa Catarina. Cinquenta e uma pessoas que viajavam de União da Vitória (PR) rumo ao litoral catarinense morreram na queda do ônibus onde estavam de um despenhadeiro na Serra Dona Francisca, em Joinville. Um ano depois, a dor de quem perdeu parentes e amigos ainda não foi amenizada.
A equipe do portal VVale produziu um podcast sobre a tragédia. Ouça clicando aqui.
Durante todo o ano de 2015, autoridades políticas e empresariais da região se reuniram para buscar melhorias na estrada que corta a serra Dona Francisca. Discutiu-se a criação de áreas de escape nas principais descidas, como a que existe na BR-376, entre Joinville e Curitiba; a abertura de mais pistas onde fosse possível, o que ajudaria na ultrapassagem a caminhões pesados e lentos que descem e sobem a estrada todos os dias; e até a proibição do trânsito de veículos pesados, com cargas perigosas e de passageiros pela Dona Francisca.
Mas nenhuma das medidas foi colocada em prática. Estudos técnicos demonstraram que não há muito o que fazer para mudar o traçado ou amenizar os pontos mais críticos da rodovia. Seriam obras muito caras ou de complicados arranjos de engenharia