Projeto ficou entre as duas cidades ao longo desta semana
Leonardo Talamini*
Quando estacionou na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória, o caminhão do projeto “Cinema é pra você, sim” despertou a atenção dos moradores da cidade logo de cara. A curiosidade em saber o que o veículo fazia ali virou tema de conversas para quem frequenta a praça e utiliza as redes sociais. O projeto foi divulgado na internet pela Secretaria de Cultura do município para atrair um público maior.
O “Cinema é pra você, sim” é desenvolvido pelo Ministério da Cultura e possui o patrocínio da Caixa Econômica Federal. O caminhão plotado com a estampa que representa um cinema ficou por três dias estacionado na praça. A ideia do projeto surgiu para valorizar e instigar as pessoas pelo conteúdo oferecido no cinema tradicional. No caminhão, porém, o acesso é mais fácil. Qualquer pessoa pode participar. A entrada é gratuita. Quem participa recebe um agrado: pipoca, água e refrigerante, também sem custo algum.
Durante a estadia em União da Vitória, o cinema apresentou cinco sessões por dia: duas pela manhã, duas no período da tarde e uma sessão à noite. Antes de os filmes começarem, uma fila se formava em frente ao veículo. Teve gente que precisou aguardar a próxima sessão por falta de ingresso.
Andreia Aparecida Braun, de 36 anos, veio com os filhos e o sobrinho acompanhar o filme “Mulher Maravilha”. As crianças gostaram tanto que ela teve de voltar no dia seguinte para mais uma sessão. “Foi show de bola! Existem pessoas que não têm condições para frequentar um cinema. Então, esse projeto atinge esse público. O bacana é que pode vir a família toda para aproveitar”.
O filme “Mulher Maravilha” foi apresentado em 3D. Ou seja, a procura pela produção foi grande por parte das crianças e até dos pais. “Em 3D dá uma diferença. É mais real. Parece que as coisas que acontecem vêm na nossa direção”, conta o pequeno Vinícius Gabriel Braun, de 9 anos.
No interior, o caminhão comporta dezenas de cadeiras e um telão para a exibição das produções. “Esse cinema é bem diferente! Eu gostei do filme em 3D. Parece que você entra em uma sala e fica junto com os personagens”, explica Leandro Cordeiro, de 8 anos.
O projeto “Cinema é pra você, sim” teve início em 2014. O caminhão que veio até União da Vitória já percorreu o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná. Existe, ainda, outro caminhão que viaja pelas cidades de Minas Gerais. “Queremos resgatar a cultura do cinema. Trazemos produções que abraçam todas as faixas etárias. Nas sessões, recebemos as crianças, os papais e os vovôs”, explica o produtor do projeto, Adriano Santos.
União da Vitória foi a penúltima cidade de uma espécie de tour de seis meses que a equipe do projeto realizou. Depois da estadia em Videira (última cidade do roteiro), os profissionais param durante um mês para descansar. “Depois desse descanso merecido, partimos para o outro lado do Brasil. Um caminhão segue para o Norte e o outro vai para o Nordeste”, conclui Adriano.
*Leonardo Talamini é estagiário. Acadêmico do curso de Jornalismo da Uniuv