A partir de segunda-feira, 4, inicia a Coleta Seletiva do Lixo em Canoinhas. Toda a semana um caminhão passará pelas ruas dos bairros e centro do município recolhendo materiais como papel, plástico, vidro e metal, que serão separados na Usina de Triagem da prefeitura.
Na usina atuarão cerca de 20 pessoas que são associados a Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclados, eles farão a separação dos materiais recicláveis. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Adinor da Silva a coleta seletiva será realizado por uma empresa contratada pela prefeitura, mas a triagem e venda dos materiais será por conta da associação. “O valor arrecadado com a venda dos materiais será dividido entre os cooperados”, lembrou Silva.
Conforme a secretaria de Meio Ambiente todos os trabalhadores contarão com Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Já para o desenvolvimento das atividades já está instalado na usina prensa, balança, enfardadeiras, tambores e demais utensílios que auxiliarão no desenvolvimento dos trabalhos.
O secretário de Meio Ambiente, Adinor da Silva, ainda lembrou que além de fomentar a criação da cooperativa, a secretaria tem prestado orientações a fim de auxiliar os catadores no desenvolvimento das atividades. Em 2013, integrantes da cooperativa participaram do curso de ‘Operador de tratamento de resíduos’, realizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).