Começa contagem regressiva para candidaturas

Agora é pra valer! As duas próximas semanas serão decisivas para os rumos partidários. Até 5 de agosto, todas as siglas terão de ter realizado suas convenções. O jogo ainda pode mudar até 15 de agosto, prazo final para a homologação das decisões, mas é difícil.

Na quarta-feira, 20, quando iniciou o prazo para as convenções, o PP canoinhense já definiu posição, vai de Beto Passos (PSD). O apoio do partido que já abrigou nomes de respeito como João Rosa Müller e Neno Pangratz e que hoje tem gente do gabarito de Ederson Mota, é significativo para Passos que, na eleição passada, conseguiu apoio somente de siglas pequenas. Dos pequenos, por sinal, Passos está bem servido. Já somou sete. A grande expectativa é pelo anúncio do PR, de Renato Pike. Passos garante que o republicano será seu vice. Ontem, nem com GPS se localizava Pike, que faz mistério sobre sua decisão. Beto Faria (PMDB) só deve anunciar sua candidatura depois da convenção do PMDB, que assedia o PSD, PT e PSDB, sem nenhuma definição confirmada até o momento. Ao PR, o PMDB já ofereceu de tudo e mais um pouco.

Em Três Barras, a candidatura confirmada de Emílio Gazaniga (PP) com Joel da Cruz (DEM) na vice subiu no telhado. Cruz já não é mais o preferido. Seu pai estuda ocupar a vaga de vice. Na outra ponta, Gilson Nagano (PSD) e Luis Shimoguiri (PR) parecem numa conversa de ouriços, um tomando cuidado para não se espinhar com o outro. Ao que tudo indica, vão separados.

Em Bela Vista do Toldo temos quatro pré-candidatos: Gilberto Damaso (PMDB), Adelmo Alberti (PSDB) – que mesmo com problemas com a Justiça deve se arriscar -, Carlinhos Schiessl (PSD) e Eraldo Schiessl (PP).

Já em Major Vieira, embolou. A princípio teríamos Orildo Severgnini (PMDB) e Adilson Lisczkovski (PSDB), mas Narciso Woichiecoski (PSB) parece propenso a recuar no apoio a Adilson e lançar candidatura.

A discussão em todos os Municípios deve render muito ainda nos próximos 15 dias.

 

 

coluna menor Reunião do PP de Canoinhas na quarta-feira, 20, garantiu apoio à candidatura de Beto Passos (PSD) a prefeito.

 

 

 

 

PERGUNTA PERTINENTE

Até quando PMDB e PSD esperam Pike tomar decisão?

 

Lentidão

Ficou para dezembro a divulgação do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do corredor ferroviário catarinense, também conhecida como Ferrovia do Frango. O prazo anterior era abril. O consórcio responsável pelo estudo vai torrar R$ 68 milhões para fazer o projeto básico. Até agora, nem o estudo preliminar foi feito. Segundo a Valec, que coordena a questão, a demora se deve a um atraso no “estudo de mercado”. O que nos interessa nesta história é o traçado que o estudo vai definir. Porém, mesmo gastando R$ 68 milhões, o bom senso de utilizar o traçado abandonado da Ferrovia do Contestado não deve prevalecer. Contrariando a lei da economia, uma nova ferrovia deve ser construída no centro do Estado.

 

 

Sou médico voluntário. A questão é política”

do prefeito de Três Barras, Elói Quege (PP), proibido pela Justiça de exercer a medicina mediante ação da oposição. Embora trabalhe como médico na rede pública, Quege nada recebe. “Optei pelo salário de prefeito”, afirma

 

 RÁPIDAS

INCOMPETENTE: O diretor da Secretaria Estadual de Infraestrutura, José Abel da Silva, disse nesta semana que a privatização de rodovias estaduais é um processo irreversível. O Estado não dá mais conta. A SC-135, entre Caçador e Porto União, seria a primeira a ir para as mãos da iniciativa privada.

 

QUATRO: brasileiros são necessários para produzir o mesmo que um americano, segundo pesquisa internacional. O problema do Brasil não é vadiagem, não, é falta de tecnologia.

 

ELEIÇÃO: O PMDB já definiu 230 pré-candidatos a prefeito e 40 a vice-prefeito em SC. O partido quer definir mais 20 candidaturas.

 

ELEIÇÃO 2: A partir de segunda-feira, 25, os partidos já podem mandar dados ao TRE sobre arrecadação de campanha.

 

83 MIL: catarinenses ainda não sacaram o PIS/Pasep de 2014. Nova chance será dada a partir de quinta-feira, 28.

 

É MOLE?: O juiz Fernando Garcia, da comarca de Ibirama, foi aposentado pelo pleno do TJSC depois de receber 23 reclamações de perseguição a servidores. Além disso, Garcia ia trabalhar de pijama e jogava pingue-pongue durante o expediente.

 

BOA: Médicos de Canoinhas comemoram a sanção ao Fundo de apoio aos hospitais. Dinheiro vai pagar cirurgias eletivas.

 

 

 

 

Rolar para cima