Durante a tarde desta segunda, 17, a comissão executiva da Comissão Central Organizadora (CCO) de Canoinhas esteve na sala de reuniões da prefeitura, junto a lideranças políticas para definir as próximas atividades para realização da etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), que acontecerá pela primeira vez em Canoinhas, dos dias 12 a 17 de maio.
Além da comissão executiva, estiveram presentes o secretário regional Ricardo Pereira Martin, prefeito de Canoinhas, Beto Faria, e deputado estadual Antônio Aguiar, idealizador do projeto que criou os jogos. O deputado explicou na reunião, que há 8 anos idealizou os Jogos da Terceira Idade e esta é a realização de um sonho, que aconteça pela primeira vez em Canoinhas. “Este é um dos jogos mais disputados pelos municípios do Estado. Os JASTI geram renda, turismo, valorização da cultura e dos artistas da região, entre outros benefícios”, frisou Aguiar.
Estão entre as atividades culturais já definidas, a mateada cultural; feira de artesanato e produtos coloniais; baile da escolha do Rei e Rainha dos JASTI; concerto no calçadão, entre outros. Na área de saúde e bem estar, serão realizadas orientações sobre qualidade de vida, aferição de pressão arterial e espaços para embelezamento dos idosos. O Serviço Social do Comércio (Sesc) desenvolverá diversas atividades de lazer em parceria com a prefeitura e equipe integradora de esportes da SDR Canoinhas. Ainda, estão sendo preparados para os visitantes, diversas atrações diferenciadas para os participantes dos JASTI.
Segundo o secretário regional Ricardo Pereira Martin, uma próxima reunião com lideranças de grupos da Melhor Idade de Canoinhas e região ficou agendada para esta quinta (20), na Associação da Terceira Idade (Ática). “Vamos para programar e definir juntos, atividades direcionadas, para que o evento seja realizado da melhor maneira possível, dando aos atletas uma excelente estadia em nossa cidade”, destacou Martin.
Os JASTI foram criados pela Lei nº 13.846, em razão de projeto apresentado pelo deputado estadual Antônio Aguiar, com o objetivo de estimular práticas desportivas entre pessoas com idade acima de 60 anos, visando o bem estar e a integração dos competidores. A ideia surgiu com a divulgação de notícias sobre o aumento da longevidade dos catarinenses. Depois de aprovada no legislativo e sancionada pelo então governador Luiz Henrique, o deputado buscou a Fesporte e o Conselho Estadual de Desportos e promoveu audiência pública na Assembleia, para discutir o modo de viabilizar a proposta, contando com a participação de gerentes de esportes das 36 secretarias de desenvolvimento regional.