Comunicação Não-Violenta é tema de palestra na UNIARP

Participaram da atividade os pós-graduandos da 9ª turma de Engenharia de Segurança do Trabalho e docentes de Gestão de Pessoa II

 

Acadêmicos da 6ª fase do curso de Administração da UNIARP participaram de uma palestra, no mês de outubro, relativa à técnica desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que trata da Comunicação Não-Violenta.

 

 

A palestrante da noite foi a jornalista Ângela Cardoso que aceitou o convite do professor Clayton Luiz Zanella, docente da disciplina de Gestão de Pessoas II.

 

Segundo o professor mestre Clayton Luiz Zanella, a temática foi utilizada para aprofundar os estudos sobre o conteúdo administração de conflitos nas organizações de trabalho, importante conteúdo da disciplina de Gestão de Pessoas II.

 

Para o professor Clayton, a palestra foi apreciada por acadêmicos e pós-graduandos, que posteriormente realizaram pesquisas sobre o tema explanado. “As organizações de trabalho contemporâneas almejam formas de mediação de conflitos no trabalho. Por mais que conflitos possam também significar oportunidades de aprendizagem e melhoria contínua, este podem desencadear outros problemas. Evitar conflitos por meio da Comunicação Não-Violenta pode ser uma excelente alternativa”.

 

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo de pesquisa contínua desenvolvido por Marshall Bertram Rosenberg e uma equipe internacional de colegas, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia. Enfatiza a importância de determinar ações à base de valores comuns.

 

Um princípio-chave da Comunicação Não-Violenta é a capacidade de se expressar sem usar julgamentos de “bom” ou “mau”, do que está certo ou errado. A ênfase é posta em expressar sentimentos e necessidades, em vez de críticas ou juízos de valor.

Rolar para cima