Na noite de quinta-feira, 15, no Auditório anexo às Secretaria de Educação de Três Barras, políticos, secretários, vereadores, educadores, religiosos, Polícia Militar e comunidade em geral, participaram da reunião de formação do Conselho Comunitário, com o objetivo de discutir a segurança, mobilizar a comunidade, trabalhar a prevenção e informar sobre a importância de cada um na melhoria da segurança nas comunidades.
De acordo com o Capitão Silvano Sasinski, o objetivo da formação de um Conselho de Segurança em Três Barras, é fazer com que a comunidade auxilie a Polícia a fazer a segurança e com medidas simples até mesmo prevenir problemas futuros. “A primeira segurança vem da família que forma a sociedade, é ela que pode corrigir a postura de possíveis problemas maiores. Por isso é necessário aliar poder público, polícia e comunidade para resolver o problema social de segurança”, explica.
Na reunião foram discutidos os problemas de segurança e também a postura da polícia. Segundo o Sargento Alex Sandro Leal Padilha, caberá ao conselho ver quais são as raízes do problema de falta de segurança para tentar eliminá-lo. “Segurança Pública é dever da polícia, mas é responsabilidade de todos, não somente da Polícia Militar, pois muitos incidentes acontecem dentro das famílias, onde a Polícia Militar não consegue atuar fortemente”, explica.
Para o prefeito de Três Barras, Elói José Quege, é necessário buscar soluções e não buscar culpados para a falta de segurança. “A comunidade deve mostrar sua força e cobrar infraestrutura para que possa tornar o Conselho efetivo na comunidade. A Prefeitura tem investido muito na autoestima dos tresbarrenses, estruturando praças, trabalhando na arborização, pavimentação e iluminação pública para que haja condições de vigia, para que as famílias possam circular tranquilamente pelas vias públicas”, explica o Prefeito, que como representante do Executivo deixou-se à disposição da comunidade para tornar o Conselho eficaz no Município.