Violinos, violoncelos, instrumentos de sopro e percussão, somados ao talento dos músicos canoinhenses foram responsáveis por melodias que animaram e emocionaram o público nas noites de sábado, 6, e domingo, 7. O concerto da Orquestra de Câmara de Canoinhas (OCC) junto com a Opus Orquestra Filarmônica Estudantil e o Concerto da Solidariedade, da Banda Musical Novos Talentos, integraram a programação do Natal Feliz 2014.
O Concerto da OCC e Opus foi dividido em duas partes, a primeira delas erudita, com arranjos de grandes obras como a Quinta Sinfonia de Beethoven, Sinfonia Novo Mundo de Dvorak, além de compositores como Edward Elgar, Edvard Grieg e Georges Bizet. A segunda parte foi composta por trilha de filmes consagrados, como Piratas do Caribe, Senhor dos Anéis, Coração Valente. Os arranjos foram criados pelos compositores premiados e maestros Jeff Manookian e William Hegenberg. O concerto, que reuniu grande público, iniciou às 20h, no auditório do Santa Catarina Plaza Hotel.
Formada há três anos por ex-alunos e professor da Casa da Cultura Emílio Gothard Wendt, a orquestra de câmara é composta por 12 integrantes e diferencia-se das demais orquestras por ser um pequeno grupo instrumental, porém, com grande possibilidade musical. A orquestra juvenil de cunho didático, com foco no repertório erudito tem como diretor o violinista e acadêmico de licenciatura em música, Matheus Prust.
Domingo, 07, foi a vez da Banda Novos Talentos encantar os canoinhenses em mais uma edição do Concerto da Solidariedade. O evento foi realizado no Centro de Eventos A Firma, reunindo público de mais de 300 pessoas, que, da mesma forma que no concerto da Orquestra de Câmara, entregaram alimentos não perecíveis como forma de pagamento pelo ingresso. A apresentação iniciou às 20h, contando com participação dos integrantes da banda e músicos convidados. O 4º Concerto da Solidariedade teve a regência do maestro Paulo César Padilha e apresentou melodias de diversos países, emocionando e animando o público.
Acompanhado de seus pais e da primeira-dama, Larissa Faria, o prefeito Beto Faria prestigiou o concerto, onde recebeu homenagem do 3º Batalhão de Polícia Militar devido ao trabalho realizado no município. Faria também falou sobre a satisfação em acompanhar o crescimento dos músicos canoinhenses. “Quem acompanha o trabalho da Novos Talentos consegue perceber em cada apresentação a dedicação e evolução dos músicos, que sempre apresentam um repertório de qualidade. Outro destaque em nosso município é a Orquestra de Câmara de Canoinhas, uma iniciativa de professor e ex alunos da Casa da Cultura que têm contribuído muito com a cultura em nossa cidade, promovendo espetáculos gratuitos levando a música erudita à diversas classes e faixas etárias”, comentou o prefeito.
“Parabenizamos estes jovens talentos que engrandeceram a cultura e a música canoinhense, proporcionando dois grandes espetáculos que emocionaram nossa comunidade e região”, elogiou a gestora de cultura, Viviane Bueno. O 4º Concerto da Solidariedade foi promovido pela Banda Novos Talentos, Fundação Cultural Helmy Went Mayer e 3º Batalhão de Polícia Militar e Realiza Eventos.