Rodovia que liga Porto União a Mafra deve ser privatizada
Apontada como a saída para driblar a falta de dinheiro do governo federal, a concessão da BR-280 acaba de ser empurrada para o ano que vem, com remotas possibilidades de licitação mesmo em 2018.
Quando o pacote de concessões de rodovias federais foi lançado, em junho de 2015, a meta era conceder a rodovia entre São Francisco do Sul e Porto União, passando por Canoinhas, ainda em 2016. Seria uma forma não só de acelerar, mas também de ampliar a duplicação, afinal, o trecho em obras (ou previstas para iniciar) cobre apenas os 76 km entre São Francisco e Jaraguá do Sul.
A concessionária seria paga pela pedágio. Pois o Ministério dos Transportes adiou várias vezes a apresentação dos estudos técnicos das empresas interessadas na concessão. Apenas um consórcio apresentou os documentos em fevereiro, solicitando ainda prazo até maio para adequações.
Na sexta-feira, 24, portaria do governo federal estendeu a análise do estudos até 31 de dezembro. Portanto, a concessão, se voltar a andar, só a partir do ano que vem. A mesma medida foi tomada em relação às BRs 470 e 101 (Sul), entre outras.
No momento, a duplicação está em andamento nos lotes de Jaraguá e Guaramirim, sem previsão de início dos trabalhos no trecho entre São Francisco do Sul e Araquari. Não há recursos para bancar obras nos três lotes de forma simultânea.
A informação é do colunista Jefferson Saavedra, do jornal A Notícia.