São Paulo X Linense
Com um futebol dedicado de ambas as partes, o São Paulo venceu o Linense de virada, por 2 a 1, em duelo realizado no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, popularmente chamado de Gilbertão, pela 10ª rodada da primeira fase do Paulistão Itaipava.
Com o resultado, o São Paulo se manteve na liderança do Grupo B com 14 pontos. Já o Linense permaneceu na quarta e última posição do Grupo A com apenas 6 pontos. Contudo, o que preocupa a equipe de Lins é a classificação final, na qual aparece na 16ª e última posição, situação que rebaixaria o time se o campeonato terminasse hoje.
Com propostas bem definidas, os primeiros minutos da partida entre Linense e São Paulo foram de bolas concentradas no meio de campo, em que o encaixe das marcações prevaleceu, tanto que o primeiro chute a gol aconteceu somente aos 13. Cueva infiltrou boa bola para Brenner, que finalizou para boa defesa de Pegorari.
Aos 37, o Linense abriu o placar com Murilo Henrique. O meia recebeu a bola no lado direito da entrada da área, levou a bola para o centro e bateu rasante. Jean se esticou todo, mas não chegou na bola.
O gol despertou a equipe do Morumbi, que chegou ao empate quatro minutos depois. Cueva segurou bem a bola pelo lado esquerda, tocando em profundidade para Reinaldo. Mesmo sem ângulo, o lateral-esquerdo soltou a bomba de dentro da área. Ela ainda explodiu no travessão, antes de vencer Pegorari.
Aos 17, Dorival Júnior. colocou o experiente Nenê. Três minutos depois, o meia bateu falta no canto esquerdo de Pegogari, que voou bem para defender. Aos 33, a bola sobrou dentro da área para Brenner, que esperou ela quicar e bateu firme. Pegorari rebateu para frente, possibilitando o corte da defesa do Linense.
Quando tudo se encaminhava para o empate, Rodrigo Caio subiu mais que todo mundo, marcando de cabeça após boa cobrança de escanteio do meia Nenê aos 47 minutos.
Santos X Corinthians
Santos e Corinthians empataram por 1 a 1 em clássico muito disputado no fim da tarde deste domingo. O confronto aconteceu no Pacaembu, em São Paulo, e foi válido pela 10ª rodada do Paulistão Itaipava.
O empate por 1 a 1 garante a classificação do Santos para a próxima fase. O clube tem 18 pontos e não pode mais ser alcançado pelo terceiro colocado do Grupo D, do qual é líder. Ainda não classificado matematicamente, o Corinthians segue líder do Grupo A, com 17 pontos.
A partida começou agitada. Logo nos primeiros minutos, Rodriguinho quase abriu o placar, mas parou em Vanderlei. O Santos respondeu em cabeceio de Lucas Veríssimo, defendido por Cássio. O Corinthians chegava mais e o gol veio aos 19 minutos, quando Renê Júnior arriscou de longe e contou com desvio para tirar o goleiro santista da jogada e abrir o placar.
O Santos até esboçou reagir e quase marcou em cabeceio de Léo Cittadini, que foi para fora. Mas o Corinthians marcou bem e segurou a vantagem até o intervalo.
As melhores chances do primeiro tempo foram do Corinthians, mas o Santos voltou do intervalo levando perigo em busca do empate. Aos 21 minutos houve um apagão no Pacaembu e o jogo ficou paralisado.
A partida foi retomada com o Santos atacando e o Corinthians se defendendo, esperando o momento para contra-atacar. O time mandante chegou a criar algumas chances, mas não conseguiu acertar o alvo. Por sua vez, o Corinthians viu Daniel Guedes salvar uma bola em cima da linha.
O gol de empate veio aos 41 minutos do segundo tempo. Após cruzamento, Cássio espalmou e Diogo Vitor pegou rebote na área do Corinthians e encheu o pé para deixar tudo igual.
Santos e Corinthians voltam a campo na próxima quarta-feira, pela 11ª rodada do Paulistão Itaipava. O Santos visitará o Novorizontino, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, às 19h30. Já o Corinthians receberá o Mirassol em Itaquera, às 21h45.
Novorizonte X Ituano
O Novorizontino foi buscar uma grande virada para entrar na zona de classificação à próxima fase do Paulistão Itaipava. A equipe do técnico Doriva estava perdendo por 2 a 0, mas virou em apenas quatro minutos e derrotou o Ituano, por 3 a 2, no Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, pela décima rodada.
Com o resultado, o Novorizontino chegou aos 14 pontos, em segundo lugar no Grupo C, deixando o São Bento para trás, que tem a mesma pontuação, no número de vitórias (4 a 3). O Ituano, por sua vez, perdeu a chance de dormir na liderança do Grupo A e segue em segundo, com 14 pontos.
O primeiro tempo foi bastante agitado, com os dois times procurando o ataque a todo momento. O Ituano foi quem criou a primeira chance de gol, aos 14 minutos, em finalização de fora da área de Guilherme. A resposta veio em cruzamento perigoso pela direita, que a defesa do time de Itu quase colocou contra a própria meta.
Em bom contra-ataque, o Ituano abriu o placar aos 25 minutos. Igor recebeu lançamento em velocidade e cruzou para Júnior Santos apenas empurrar para o fundo das redes. Titular neste sábado, o centroavante estava no futebol de várzea há duas temporadas.
Em vantagem, o Ituano perdeu Alison expulso e viu o adversário ir para cima nos minutos finais do primeito tempo. Ainda antes do intervalo, os donos da casa quase chegaram ao empate em finalização de fora da área de Jean Patrick. Vágner fez grande defesa e levou a vantagem para os vestiários.
O duelo pegou fogo pra valer no segundo tempo. Logo aos dois minutos, o Ituano marcou o segundo. Serrato roubou a bola no meio-campo e acionou Júnior Santos. O centroavante avançou e tocou para Marcelinho, que finalizou com categoria, por cima de Oliveira.
Sem nada a perder, o Novorizontino foi para cima e conseguiu a virada em apenas quatro minutos. Aos 14 minutos, Anderson Safira aproveitou cruzamento de Tony e diminuiu. Aos 17, o próprio Safira mostrou oportunismo e mandou para a rede rebote do goleiro Vágner. A virada veio em jogada de bola parada. Depois de cobrança de escanteio, Adilson Goiano, o capitão, virou.
O Ituano não ficou atrás e se lançou ao ataque, perdendo boa chance de empatar após cruzamento de Giba e finalização de Marcelinho em cima do goleiro dentro da pequena área.
Os dois times voltam a campo no meio de semana. O Ituano encara o São Bento, na terça-feira, às 19h15, no Walter Ribeiro, em Sorocaba. Na quarta-feira, às 19h30, o Novorizontino encara o Santos, novamente no Ismael de Biasi.
Botafogo X Santo André
Com gol no final, o Botafogo conseguiu uma boa vitória jogando fora de casa para se aproximar da classificação da próxima fase do Paulistão Itaipava. Na noite deste sábado, o time de Ribeirão Preto derrotou o Santo André, por 1 a 0, no Bruno José Daniel, no ABC Paulista, pela décima rodada. O jovem Lucas Taylor foi o autor do único gol da partida.
Com o resultado, o Botafogo chegou ao quinto jogo sem perder e chegou aos 15 pontos, no Grupo D, três à frente do Red Bull, principal rival pela vaga na semifinal. O Santo André, por outro lado, não vence há quatro jogos, é lanterna do Grupo B, com oito pontos, e está na zona de rebaixamento do Paulistão, na frente apenas do Linense.
Santo André e Botafogo tiveram dificuldades para construir jogadas e o primeiro tempo praticamente não teve emoção. A única chance de perigo veio aos 43 minutos em finalização de fora da área de Walterson. O atacante pegou firme na bola, mas parou no goleiro Tiago Cardoso.
O segundo tempo manteve o mesmo panorama. O Santo André tentou chegar ao ataque, enchendo o time de atacantes, mas faltou inspiração. Sem criar, a equipe do ABC acabou parando na defesa do Botafogo. A situação do Santo André aos 44 minutos, quando o time visitante abriu o placar. Em contra-ataque, Dodô abriu para Lucas Taylor na direita. Dentro da área, o lateral encheu o pé e não deu chances para Neneca.
Os dois times voltam a campo no meio de semana. O Santo André visita o Linense, na quarta-feira, às 17 horas, no Gilberto Siqueira Lopes, em Lins. Na quinta-feira, o Botafogo volta ao ABC Paulista para encarar o São Caetano, às 19h15, no Anacleto Campanella.
Red Bull Brasil X São Bento
Com o forte calor de Campinas, Red Bull Brasil e São Bento empataram por 0 a 0 no estádio Moisés Lucarelli, em jogo com poucas oportunidades de gol. Sem balançar as redes nesta 10ª rodada do Paulistão Itaipava, os dois clubes se complicam na briga por uma vaga nas quartas de final da competição e ainda dependem de outros resultados para saber se podem continuar sonhando com uma vaga na próxima fase.
O São Bento tem 14 pontos no Grupo C e o Red Bull Brasil aparece com 12 no Grupo D. Ambos estão há três jogos sem vencer, com o retrospecto de dois empates e uma derrota.
O Red Bull Brasil sentiu o forte calor na cidade de Campinas. Mesmo com o mando de campo, o clube não conseguia imprimir velocidade no jogo e optou por segurar a posse de bola, trocando passes principalmente na intermediária ofensiva. Do outro lado, o São Bento era um pouco mais veloz e apostava nas jogadas pelas pontas, com Everaldo e Lucas Crispim, mas também tinha dificuldade para triangular e abrir espaços.
No primeiro lance de perigo da partida, aos 27 minutos, Diogo Oliveira abriu espaço pela direita e arriscou uma finalização de fora da grande área, exigindo a defesa de Júlio César. No rebote, Lúcio Flávio conseguiu balançar as redes, mas o atacante estava em posição de impedimento e arbitragem invalidou o gol. Em resposta, aos 28, André Castro cruzou na medida para David, que testou bonito, mas a bola saiu pela linha de fundo.
No início do segundo tempo o jogo se manteve sem grandes emoções, mas desta vez o Red Bull Brasil conseguia controlar a partida, mas pecava no último passe. Já o São Bento sentiu dificuldade para encontrar espaços e o técnico Paulo Roberto Santos teve que fazer algumas mudanças, armando o time para jogar no contra-ataque, com Léo Itaperuna e Celsinho nos lugares de Lúcio Flávio e Diogo Oliveira.
Sem conseguir bater a marcação do adversário, o São Bento criou duas oportunidades de perigo com finalizações de fora da grande área. O primeiro a tentar foi Lucas Crispim, aos 34 minutos. Ele cortou a marcação para o meio, carregou e bateu firme, mas por cima da meta. Depois, aos 42, Marcelo Cordeiro também recebeu pela esquerda, aproveitou o espaço e finalizou de longe, mas Júlio César espalmou para a linha de fundo.
O próximo compromisso do São Bento é contra o rival Ituano no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, às 19h15 da próxima terça-feira. Já o Red Bull Brasil tem um novo confronto no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, desta vez contra a Ponte Preta, mas apenas na quinta-feira, às 21h30. Os jogos são validos pela 11ª e penúltima rodada do Paulistão Itaipava.