Do Portal Cultura Sul FM
Alunos do Colégio São Mateus se envolveram numa confusão na noite desta quinta-feira, 20. A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos na tentativa de ocupação da Escola.
Alguns alunos que não são do Colégio tentaram ocupar a instituição. Alunos contrários ao movimento formaram uma linha de frente para contê-los, quando cinco alunos da instituição simpáticos a ocupação se manifestaram, a situação ficou tensa e a polícia foi chamada para retirá-los do local.
A polícia informou que quando a equipe saia do local escoltando os alunos, um senhor que gravava a ação, começou a interferir e de forma desrespeitosa colocou o celular na cara do policial quando ele orientava os menores a irem para suas casas. O homem estaria incitando o tumulto. Todos foram encaminhados para a 3ª Cia de Polícia. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou a ocorrência.
Alexandre Douvan, membro do Grêmio Estudantil, disse que ficou neutro diante da situação, que quando percebeu que haviam movimentos favoráveis e contrários a ocupação, fez uma consulta através de um questionário distribuído aos alunos. O resultado apontou 435 alunos contra a ocupação, 209 a favor, 11 abstenções e, portanto o Grêmio Estudantil se posicionou contra, respeitando a vontade da maioria.
Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 21, com representantes do Colégio, do Núcleo de Educação e Ministério Público, validou a consulta informal do Grêmio Estudantil, que decidiu pela não ocupação.