Através de convênio firmado com o Governo do Estado, especificamente, com a secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), a prefeitura de Canoinhas poderá em breve concluir o ginásio de esportes localizado na Rua Otávio Ferreira da Silva, no distrito do Campo d’Água Verde.
Para dar agilidade aos trâmites legais, a Câmara aprovou esta semana, em dois turnos, o projeto de lei n181/2015 que permite a abertura de crédito no atual exercício da secretaria municipal de Obras.
Dessa forma, o município está apto a receber e a utilizar o recurso de R$ 804.849,64 no término da construção que está paralisada há mais de dez anos. A contrapartida da prefeitura será de R$ 268. 283,21. Esse valor é originário de sobras financeiras registradas no ano anterior.
ASSINATURA
O convênio entre município de Canoinhas e o Estado foi assinado na última sexta-feira, 14, em Florianópolis. Participaram do ato o secretário Filipe Mello, o prefeito Beto Faria (PMDB), o deputado federal Jorginho Mello (PR), o secretário municipal de Habitação, Célio Galeski e o vereador Renato Pike (PR), que na ocasião representou os demais vereadores.
Dois dias antes, um engenheiro civil da SOL esteve na prefeitura participando de reunião com o secretário do Planejamento, Gilson Luiz Guimarães e o vereador Renato Pike, além de pessoas ligadas ao governo do município.
Na ocasião, o profissional também esteve visitando o ginásio de esportes, onde elaborou laudo técnico para comprovar que a obra estava inacabada.
CONQUISTA
Há pelo menos dois anos o recurso vinha sendo pleiteado junto à SOL. Com a anuência da Câmara Municipal e dos membros do Partido da República (PR) de Canoinhas, vereador Renato Pike (PR) esteve diversas vezes na capital do Estado a fim de oficializar o pedido por meio da entrega de indicações e requerimentos que comprovavam a necessidade da obra.
Ao ocupar expediente na Câmara, esta semana, Pike fez questão de compartilhar a conquista com os demais pares, com os companheiros de partido e agradeceu publicamente o deputado federal Jorginho Mello (PR), que fez a interlocução junto ao Estado para que o município fosse contemplado. “O mérito não é meu, mas sim de todos aqueles que nos auxiliaram nesse processo”, frisou.
Ainda de acordo com o vereador, o município de Canoinhas está recebendo o maior recurso já liberado num só repasse feito pela SOL este ano. “O próprio secretário nos garantiu isso”, acrescentou.