Desde a abertura dia 13, até esta quinta-feira, 15, os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), em Canoinhas, entra no seu terceiro dia de realização. Após este período o coordenador geral da competição Marcelo Kowalski faz uma avaliação positiva do evento. “Desde que chagamos aqui em Canoinhas observamos um comprometimento da prefeitura local e dos moradores em realizar os melhores Jasti da história e creio que essa meta está sendo cumprida”, avalia o dirigente. A competição é realizada em parceria entre Fesporte e prefeitura de Canoinhas e termina neste sábado, dia 17.
Kowalski disse também que a organização dos Jasti está surpreendendo positivamente os integrantes da Fesporte. “Os locais de competições, os alojamentos, tudo está saindo de acordo com que havíamos planejado”, garante Marcelo, que destaca como ponto altos da competição até o momento, a abertura, dia 13, que levou cerca de 3 mil pessoas ao ginásio do Colégio Sagrado Coração de Jesus. “Aquilo ali foi fantástico. Vimos as pessoas vibrando, o governador Raimundo Colombo participando e elogiando, enfim, feliz com o evento. E por fim, um show maravilhoso com o cantor Wanderley Cardoso, que agradou em cheio os idosos”.
Marcelo Kowalski, que também é diretor de esportes da Fesporte, esteve nesta quinta-feira nos locais de competições observando o andamento das partidas e ouvindo os participantes. “Ouvi muitos agradecimentos dos idosos. Tem gente de todo o Estrado de Santa Catarina. Alguns deles saindo pela primeira vez de seu município e encantado por conhecer novas culturas por meio do esporte”.
Isso, segundo Marcelo, não há dinheiro que pague. “Com os Jasti todos ganham: o município, que incrementa seu comércio local e ganha com o turismo, o idoso, que se sente valorizado ao representar o seu município, e o Estado que exerce o seu dever de proporcionar cidadania por meio de uma ação esportiva”, conclui Marcelo Kowalski.
Os Jasti têm a participação de 1.600 atletas com idade a partir de 60 anos de 157 municípios. São modalidades do evento: dança coreografada, dança de salão, canastra, truco, dominó, bocha e bolão 23.