Subtenente Aristeu fez levantamento de dados das ocorrências em Canoinhas
Em entrevista nesta quarta-feira, 20, ao Programa Repórter 98 do jornalista Joselito Beluk, da rádio 98 FM, o subtenente Aristeu do Corpo de Bombeiros de Canoinhas divulgou os dados de todos os atendimentos realizados pela corporação do dia 1º de janeiro até esta terça-feira, 19, somente na cidade de Canoinhas.
“Com esses dados podemos discutir esses números. Se vemos que tem uma ocorrência que está acontecendo a cada dois dias e meio o bombeiro está atendendo o mesmo tipo de ocorrência, as pessoas têm saber que essa é uma situação de risco e que podemos prevenir, para diminuir esse índice de atendimento”, afirmou Aristeu.
Os números levantados pelo subtenente são somente das ocorrências atendidas pelos bombeiros através do 193. Dados de pessoas feridas que foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou foram levadas ao Pronto Socorro por terceiros não foram somados ao relatório nestes 78 dias.
Foram atendidos 90 acidentes de trânsito nesse período, o que revela uma média de 1,15 acidente por dia. Segundo Aristeu, é um número preocupante. “Às vezes nos preocupamos somente com a violência. Precisamos ver quantas pessoas já tiveram um familiar assaltado e quantas tiveram um familiar que veio a óbito em um acidente ou que se acidentou”, disse o subtenente.
Outro número preocupante é o de pessoas que sofreram algum tipo de queda, entre elas queda de escada, queda de criança de berço, queda de idoso ou queda da própria altura. A cada dois dias e meio os bombeiros recebem um chamado para atender vítimas desse tipo de ocorrência.