Corpus Christi: Procissão sem tapete neste ano em Canoinhas

Greve dos caminhoneiros foi o motivo pelo qual prefeitura e Igreja Católica optaram por procissão sem tapete

 

Os tradicionais tapetes de serragem colorida da procissão de Corpus Christi deixarão de abrilhantar a celebração pela primeira vez em que se tem notícias de sua ausência em Canoinhas. Nesta quinta-feira, 31, o pároco Valmor de Deus vai rezar uma celebração na Igreja Matriz Cristo Rei às 15 horas e, na sequência, por volta das 16 horas, sai às ruas para a tradicional procissão, que começará na rua Frei Menandro Kamps, descerá pela rua Caetano Costa, entrará na rua Francisco de Paula Pereira e retorna para a Frei Menandro Kamps pela Getúlio Vargas.

 

O motivo para a ausência do tapete é a greve dos motoristas. O caminhão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente responsável pela limpeza de ruas ficou preso no bloqueio do KM 7 da BR-116, em Mafra, quando depositava dejetos no aterro de Mafra. Por causa disso, na terça-feira, 29, foi optado por cancelar o tapete, considerando que não havia indício de fim da greve. “Entendemos a situação e acatamos a recomendação”, diz o pároco.

 

A Prefeitura temia que a greve durasse mais tempo e a serragem usada para enfeitar os tapetes se espalhasse pela cidade e entrasse em casas e estabelecimentos comerciais.

 

CORPUS CHRISTI

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século 13, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

 

 

De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

 

 

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.

 

 

O Papa Urbano 4º pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

 

 

Rolar para cima