Cozinha Comunitária será inaugurada nesta sexta-feira

O ato acontece na sexta-feira, 29, às 14horas

 

Para encerrar as comemorações de aniversário de 106 anos do Município, o Poder Executivo vai inaugurar a Cozinha Comunitária! É um equipamento público de Segurança Alimentar e Nutricional que tem o objetivo de fornecer alimentação e nutrição por meio do preparo de lanches e refeições saudáveis, variadas e saborosas!

 

A cozinha inicialmente vai atender usuários dos Centros de Referência Assistência Social – CRAS I, II e III. Segundo a secretária de Assistência Social, Cintia Aguiar, são famílias em situação de risco e vulnerabilidade social que participam dos grupos e oficinas do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). “Serão produzidos lanches e refeições com supervisão de uma nutricionista”, conta.  A produção de lanches iniciará com a média de 250 refeições por dia, ultrapassando a meta proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário que institui o mínimo de 100 refeições/lanches ao dia. “Desta forma estamos garantindo a esse público o direito humano à alimentação adequada”, explica o prefeito Beto Passos.

 

O equipamento, com área construída de 269,59 m², está sendo implantado por meio de convênio formalizado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e o Município. Estão sendo investidos aproximadamente R$482 mil.

 

A Cozinha Comunitária também será utilizada para a realização de cursos de qualificação profissional na área de alimentos, bem como cursos de reaproveitamento de alimentos, entre outros. “Com isso estamos buscando a autonomia de cada usuário”, explica Cintia.

 

Neste ano, Governo Municipal, por meio de concurso público, contratou um profissional de Nutrição, organizou o projeto e a forma de atendimento e funcionamento da Cozinha Comunitária. A gestão será feita pela Prefeitura Municipal de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, no setor de Segurança Alimentar e Nutricional. Os recursos para a manutenção do equipamento serão advindos de recursos de custeio dos Programas desenvolvidos, onde já se tem previsto a aquisição de produtos e materiais de consumo para lanches, bem como recursos ordinários da Prefeitura Municipal de Canoinhas.

 

A equipe técnica é formada por uma nutricionista, responsável técnica, duas cozinheiras, uma auxiliar de cozinha e um motorista sob a supervisão da Coordenação Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Contará também com as equipes dos CRAS como apoio, sendo estes, assistentes sociais e psicólogos. A Cozinha fica na Avenida dos Expedicionários, anexo a Casa da Cidadania, no Campo D’Água Verde.

Rolar para cima