Creas e Pavi de Canoinhas atendem em novo endereço

O Programa de Apoio e Valorização à Terceira Idade (Pavi) já está no novo endereço

 

Dois serviços do Governo Municipal, oferecidos por meio da Secretaria de Assistência Social, estão mudando de endereço. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Programa de Apoio e Valorização à Terceira Idade (Pavi) estão sendo instalados na rua Frei Menandro Kamps, 879, no Centro de Canoinhas. A inauguração da nova sede acontece nesta quinta-feira, 28, às 15 horas. O ato faz parte do calendário de comemoração dos 106 anos que o Poder Executivo está realizando em setembro.

 

Segundo a secretária de Assistência Social, Cintia Aguiar, o espaço físico próprio para o Creas é considerado uma conquista diante do fato de que, desde a sua implantação, em 2008, o Centro sempre esteve em espaços alugados – a mudança já está acontecendo e até semana que vem deve ser completa. “Com o espaço físico próprio, as equipes podem organizar seu trabalho de forma adequada às suas necessidades, dispondo de salas de atendimento, de grupo e reuniões, com a possibilidade de atender seu público alvo com mais qualidade, além de toda infraestrutura necessária para o funcionamento de um equipamento público, em local centralizado de fácil acesso aos usuários da Política de Assistência Social”, explica Cintia.

 

O Creas atende crianças, adolescentes, idosos, mulheres e quaisquer pessoas que tenham sofrido violação de seus direitos, bem como adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. São 12 os profissionais que atuam no Centro: coordenador, assistentes sociais, psicólogos, pedagoga, educadora social, servente, motorista e estagiária.

 

Pavi

O Programa de Apoio e Valorização à Terceira Idade (Pavi) já está no novo endereço. O Pavi tem o objetivo de atender pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em espaço para convívio social, bem como sua inserção em atividades que promovam seu bem estar, por meio de grupos de convivência, atividades de lazer, dança sênior, atividades culturais entre outras que estimulem sua integração social. “A nova sede proporcionará salas amplas para grupos de convivência, de ginástica, espaço externo com academia ao ar livre, espaço acolhedor e atrativo para que nossos idosos sintam-se à vontade para o convívio social”, comenta Cintia.

 

Este programa é pioneiro no município de Canoinhas, sendo um dos primeiros programas a ser implantado na área da Assistência Social. Ao longo dos anos foi se adequando e modificando conforme as mudanças ocorridas nesta área, mas sempre teve como foco e prioridade o bem estar e a integração social dos idosos do município.

 

O Pavi acolhe atualmente 36 grupos de idosos, distribuídos no Centro, bairros e localidades do interior, vinculados ao PAVI que serão beneficiados com a nova sede.

 

Saiba mais sobre o Creas

Segundo a secretária Cintia Aguiar, o Creas oferta serviços de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O objetivo é desenvolver estratégias de intervenção junto às famílias, seus membros e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos.

 

O Creas é responsável pelo referenciamento e encaminhamento de situações de violação de direitos, vitimizações e agressões, inclusive a crianças e adolescentes. Realiza a acolhida e escuta individual voltada para a identificação de necessidades dos indivíduos e famílias. Promove orientação e encaminhamentos para a rede socioassistencial e de serviços especializados, garantindo a análise e atendimento de requisições de órgãos do Poder Judiciário e do Conselho Tutelar.

 

O Creas realiza encontros e articulações com Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara de Família, Vara da Infância e da Juventude e com toda a rede de garantia de direitos buscando a troca de informações e o seu fortalecimento. Realiza também abordagem nas ruas dos grupos vulneráveis: população de rua, famílias, entre outros. Os serviços ofertados para atender a demanda destas situações são:  Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

 

Na execução dos serviços, os profissionais se deslocam do serviço especializado, em visitas domiciliares, institucionais e abordagem nas ruas, para atendimento aos usuários, famílias e parceiros realizando assim o acompanhamento e controle da situação de cada família/usuário. O Creas oferta ainda atendimento psicossocial individual e em grupos de usuários e suas famílias e monitoramento da presença do trabalho infantil e das diversas formas de negligência, abuso e exploração.

 

Principais intervenções do Creas:

• Acolhida, a escuta qualificada individual, voltada para a identificação de necessidades de indivíduos e famílias;

• Realização de visitas domiciliares;

• Atendimento sócio familiar;

• Atendimento Psicossocial individual e em grupos de usuários e suas famílias, inclusive com orientação jurídico-social em casos de ameaça ou violação de direitos individuais e coletivos;

• Monitoramento da presença do trabalho infantil e das diversas formas de negligência, abuso e exploração.