Criança com quatro anos deve tomar reforço de vacina contra febre amarela

Salas de vacina de Canoinhas já estão imunizando crianças nesta idade

 

 

 

As salas de vacina de Canoinhas já estão aplicando dose extra contra febre amarela em crianças com quatro anos de idade. A partir deste ano, toda criança com esta faixa etária deve receber reforço contra a doença.

 

 

 

As novas diretrizes sobre as Campanhas Nacionais de Vacinação estão seguindo orientação do Ministério da Saúde.

 

 

 

Em 2017, o Ministério seguiu as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de ofertar apenas uma dose da vacina de febre amarela durante toda a vida. Porém, estudos científicos recentes demonstraram uma diminuição na resposta imunológica da criança que é vacinada muito cedo, aos 9 meses, como prevê o Calendário Nacional de Vacinação da criança. Por isso, a pasta passará a ofertar, em 2020, uma dose de reforço para as crianças aos quatro anos de idade.

 

 

 

Informe-se na unidade de saúde de sua referência.

 

 

 

GRIPE

Outra novidade para este ano é que a campanha contra a gripe, realizada todos os anos entre abril e maio, contará com um novo público, os adultos de 55 a 59 anos. O objetivo é ampliar a vacinação dos grupos mais vulneráveis para a doença. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários para a vacinação, que já conta com crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, idosos, entre outros.

 

Rolar para cima