Cris Arrabar será primeira mulher a presidir Câmara de Canoinhas

Cris Arrabar (PT, de passagem para o PR) assume a presidência da Câmara de Vereadores de Canoinhas na terça-feira, 3. Gil Baiano (PSDB, de passagem para o PR) renuncia ao mandato e seu vice, Renato Pike (PR), também renuncia ao direito de presidir a casa. A oportunidade faz parte do acordo para filiar a petista no PR.

A ficha de filiação, assim como a de Baiano e a de Célio Galeski, no entanto, só serão registradas quando a janela para troca de partidos abrir em março de 2016.

O anúncio da troca de comando fez o público rir na terça-feira, 27. Baiano sugeriu que Cris assume a presidência se estiver viva na terça. Pike, na sequência, pediu o direito de renunciar ao cargo. Tudo na brincadeira, é claro.

 

Paradoxos da crise

Duas reportagens publicadas no Jornal O Globo de domingo, 25, dizem muito sobre o comportamento das pequenas cidades em relação à crise. A primeira traz um dado negativo e alarmante:  no acumulado do ano, os municípios deixaram de receber cerca de R$ 2,4 bilhões do Fundo de Participação (FPM), resultado da crise econômica. Pelo menos 1.275 prefeituras já fecharam as portas, em protestos de 24 horas, contra o caos financeiro em que mergulharam devido ao atraso de repasses de verbas federais e à queda nos valores das parcelas do FPM, causada pela retração da economia. Serviços essenciais em Saúde, Educação e programas sociais estão em situação crítica, afirmam prefeitos.

Nesse cenário, as pequenas cidades, que produzem menos, sofrem mais. A maior fatia da arrecadação de Bela Vista do Toldo e Major Vieira, por exemplo, vem do FPM.

A segunda reportagem traz um dado positivo: enquanto a crise encolhe o poder de compra dos moradores das metrópoles, no interior o poder de compra tem se expandido nos últimos cinco anos. Nesta década, aumentou 7%, enquanto o das metrópoles encolheu 4%. A explicação, arrisca o comerciante de Canoinhas, Orlei Moreira, está na simplicidade com que se vive no interior. Para ele, o morador do interior vive bem com pouca coisa, enquanto nas metrópoles se gasta muito com supérfluos que, em cenário de crise, têm de ser cortados. Ademais, nos grandes centros se gasta fábulas para se estacionar, por exemplo. De fato, faz sentido.

Aguiar 2015 2Neste semana, os deputados estaduais rejeitaram os vetos apostos pelo governador ao projeto de lei do deputado Antonio Aguiar (PMDB – foto), que proíbe a propaganda de medicamentos e similares nos meios de comunicação do Estado de Santa Catarina, e ao projeto de Mauro de Nadal (PMDB), que dispõe sobre o procedimento para retirada de animais mortos das propriedades rurais e sua adequada destinação em Santa Catarina.

 

 

 

 

 

tokarski 9A Câmara de Vereadores de Irani concedeu Título de Cidadão Iraniense à 22 personalidades ligadas a estudos da Guerra do Contestado  no sábado, 24. Entre os homenageados está o historiador Fernando Tokarski (à esquerda). O ato de caráter cívico expressou gratidão às personalidades que ao longo do tempo, através da palavra falada, escrita ou das artes, contribuíram e contribuem para a plena elucidação, conscientização e divulgação da verdade histórica sobre a Guerra do Contestado.

 

 

 

 

 

Cabeças vão rolar

Pouco antes de retornar ao cargo de prefeito de Três Barras, Elói Quege deu uma entrevista ao Jornal da Band e, depois de fazer um longo discurso sobre o mal que a revanche faz para o próprio revanchista, admitiu que fará mudanças no seu secretariado, tudo por questões técnicas, nada pessoais.

    De fato, embora não admita, Quege descobriu inimigos íntimos durante os 90 dias de afastamento da prefeitura, mas nada a ver com seu vice, Alinor Lescovitz, a quem rasgou elogios na mesma entrevista. A lista das cabeças cortadas sai na próxima semana.

 

Segundo round

Embora a reitora da Universidade do Contestado (UnC), Solange Sprandel, tenha tranquilizado a população sobre os estagiários que trabalham em órgãos públicos de Canoinhas e região, o chefe do Intituto Geral de Perícias (IGP), Marco Antonio Bubniak, disse nesta semana que três deles já foram dispensados por término de contrato. Sem solução por parte da UnC, propôs parceria com a Fameplan, que aceitou o convite de imediato.

 

RÁPIDAS

PODER: De olho na terceirização dos serviços de água e esgoto de Três Barras, os vereadores aprovaram lei que obriga que o processo seja aprovado pela Câmara.

VAI ENTENDER?: Se você ficou indignado com a não obrigatoriedade dos extintores de incêndio nos carros, saiba que projeto de lei que revoga essa decisão do Contran está pronto para ir à votação no Congresso.

 EXEMPLO: Deputados catarinenses aprovaram a extinção de cargos de agente e técnico legislativos, nível fundamental e médio, do quadro de pessoal da Assembleia.

 ENQUANTO ISSO: a Câmara de Canoinhas aprovou a criação de 10 cargos de agente administrativo e 1 cargo de Supervisor de Controle Interno.

 ENCRENCA: O Governo do Estado quer que os policiais militares do interior trabalhem mais, alterando a atual carga horária. A ordem serviria para cidades com menos de 8 PMs, como é o caso de Bela Vista do Toldo e Major Vieira.

 ENCRENCA 2: A Alesc aprecia na próxima semana o novo plano de carreira do magistério estadual. Polêmica à vista já que a maioria dos professores discorda do plano.

 

 

Rolar para cima