Se o Município acha que os professores engoliram as explicações do secretário de Educação Hamilton Wendt, engana-se. A crise gerou uma guerra de versões sustentada pela contestação do que fala o secretário por meio de documentos que os próprios professores garimpam. Nesta semana, por exemplo, os professores enviaram à coluna uma série de relatórios retiradas do Portal da Transparência mostrando suposto aumento de até 20% no salário de funcionários da Secretaria de Educação. Secretário da Administração, Argos Burgardt, se alarmou ao saber da denúncia. Tudo foi esclarecido quando constatou por meio do departamento pessoal que, na verdade, os funcionários usaram de um dispositivo existente desde a década de 1980 para pagar IPTU. O dispositivo permite que os servidores solicitem o pagamento de licença-prêmio que é automaticamente canalizada para o pagamento do tributo. Dessa forma, o funcionário consegue usar de um direito que tem, mas que pode ser pago a perder de vista, para pagar uma obrigação tributária.
Esclarecida essa questão, há outras mais complicadas, detectadas pelos próprios professores. A esposa do secretário de Habitação, Célio Galeski, Tacilda Senn, está lotada na Educação, recebendo 60% do salário de recursos do Fundef, mas, na verdade, trabalha na Saúde. No ano passado, recebeu diária por viagem realizada por meio da Secretaria da Habitação. Burgardt ficou surpreso com a situação da servidora e promete investigar o caso.
Outra questão levantada pelos professores. Há servidores lotados em escolas, mas que trabalham no administrativo da Educação. A explicação: um funcionário concursado pode assumir um cargo comissionado sem, necessariamente, se desvincular da escola. O inverso é proibido.
Bruxa solta
Depois de uma criança ter sido esquecida no CEI Ruth Rocha, em Canoinhas, mais um escândalo na educação canoinhense. Há duas semanas, um aluno de 5 anos do CEI Vinícius de Moraes, tido como um dos melhores da cidade, simplesmente fugiu do local durante a aula. Foi encontrado no caminho para casa, que fica do outro lado da BR-280, vagando pela rua. A amiga dos pais da criança questionou a criança e, percebendo que ela estava sozinha, a levou para casa. O CEI não soube explicar como a criança fugiu.
Palavra de honra
O PSD garante que se Beto Passos (PT) se filiar ao partido, será candidato a prefeito em 2016, com apoio de pelo menos seis vereadores. Se Renato Pike (PR) vier para a coligação, lhe será oferecida a vice. “O PSD terá candidato na majoritária”, garante Paulo Glinski (PSD). E Célio Galeski, que ocupa a Secretaria da Habitação (PSD)? “O cargo está a disposição do prefeito”, garante Glinski. As lideranças estaduais do PSD, inclusive, estão cientes da mudança de rumo do partido em Canoinhas.
Vice-prefeito Wilson Pereira (PMDB) tem surfado na onda da distribuição de uniformes escolares aos alunos da rede municipal. Aliás, tem investido no marketing pessoal. Criou um perfil no Facebook chamado ‘Vice Wilson Pereira’ e tem postado selfies por onde anda, sempre objetivando destacar seus atos de governo. Bom lembrar que, segundo ele mesmo ressaltou, a dobradinha Beto Faria/Wilson está firme para 2016. Será que nesta ordem mesmo?
Mudança no trânsito
Os vereadores acreditam serem precipitadas as várias mudanças no trânsito, que privilegiará mãos únicas no centro de Canoinhas. Para eles, o adormecido Observatório Social teria de ser ouvido, bem como as representações de classe. As mudanças devem ocorrer em 60 dias.
Agradeço, mas não mereço
Vereador Renato Pike (PR) agradeceu o que escrevi sobre ele na semana passada, mas disse que seria privilegiado se fosse digno de receber metade das considerações. A fala foi resposta a reação dos seus colegas, que não gostaram nem um pouco de ler que ele dá as cartas na Câmara. Apenas acho.
Brasil se manifesta
Em Canoinhas também terá protesto contra o Governo Federal no domingo, 15. Convém lembrar que se o mandato de Dilma for cassado, quem assume é seu vice, Michel Temer (PMDB). Se Temer for cassado, convoca-se nova eleição. Se o afastamento dos dois ocorrer na segunda metade do mandato, assume o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, um dos investigados pela operação Lava-Jato.
Receio
O Governo do Município estava certo de que Beto Passos (PT) assinaria filiação no PSD com a bênção do governador na sexta, 6. Comemorou quando isso não aconteceu. O PSD explica: Passos só deve assinar filiação aos 45 do segundo tempo, em setembro.
RÁPIDAS
NO PÁREO: O PP entrou na disputa pelo passe de Beto Passos (PT). A exemplo do PSD, oferece a cabeça de chapa.
MAIS UM: O assessor jurídico do Município, Keiny Burgardt, assumiu a assessoria da SDR Canoinhas nesta semana.
UNGIDO: Falta sair o nome do gerente de Saúde. A decisão cabe a Alexey Sachweh (PSB), a quem foi dado o dom da nomeação.
EDUCAÇÃO: Mais 30 professores foram chamados nesta semana para cobrir as vagas em aberto nas escolas de Canoinhas. Nos próximos dias mais 40 serão chamados.
EDUCAÇÃO 2: O Município culpa a burocracia como trava para resolver a questão de uma só vez.
NÃO DEU: A Mili SA desistiu de usar a estrutura da Lavrasul para ampliar suas atividades. A questão é puramente técnica: não há energia adequada à produção.
JORNALISMO: Um dos mais influentes analistas políticos de SC estreou no SBT depois de deixar o jornal A Notícia. Prisco Paraíso é o melhor colunista político do Estado. Perde o AN, ganha o SBT.